RetrôTV 2019: Band

Pois bem, meus amigos. O ano está chegando ao fim. E a partir deste artigo, inicia-se mais uma retrospectiva das quatro maiores redes de TV do país. Desta vez, começamos nossa tour por São Paulo, mais precisamente pelo Morumbi, onde ainda está instalada a sede da Rede Bandeirantes de Televisão, popularmente conhecida como Band.



As investidas da Band em 2019 foram muitas. Apostaram mais fichas do que em 2018, até. É certo que algumas deram errado, como a 2ª edição do excelente reality do Me Poupe, que conseguiu angariar mais audiência no canal do YouTube. Outras, porém, deram mais errado ainda, caso do Planeta Startup, que se fosse feito na internet teria talvez muito mais sorte.

O jornalismo investiu muito e acertou pouco. Afinal, é complicado trocar o certo pelo duvidoso. Seguindo esta sentença, o Brasil Urgente continua sendo carro-chefe do setor, seguido de perto pelo Jornal da Band. O Bora SP foi uma boa ideia, mas se fosse seguido à risca em outras emissoras, teria sorte. Tomemos como exemplo o Bora PR, versão paranaense do jornalístico.

A primeira parte (07h-08h) é transmitida apenas para Curitiba e Maringá, enquanto que a segunda (08h-09h) já é em rede estadual. E muitos casos da primeira parte passam pra segunda sem qualquer necessidade, já que muitas coisas que acontecem em Curitiba não interessam para Londrina ou Cascavel. E pior: é dois minutos de notícias mescladas com três minutos de comercial. Tem mais merchan que notícia! Isso é um jornal ou um bloco que o Shop Time alugou, caramba?

Agora, nada abala o esporte na casa. Claro, a imagem oitentista de "canal do esporte" ficou tão marcada nos telespectadores bantescos que qualquer coisa relacionada a futebol mantém a emissora no 4º lugar de audiência. Taí o Jogo Aberto e Os Donos da Bola que não me deixam mentir.

E há outros pontos nos quais este despretensioso blog bate na tecla já faz tempo. O +Info, o Vídeos Incríveis (que começou como um documentário de tragédias americanas mas se transformou num arremedo de "Câmera Escondida"), os programas alugados e (principalmente) R. R. Soares já deviam ter sido limados da programação há muito tempo. Mas a peleja entre os Saad foi mais forte que o ensejo em arrumar este esboço de grade.

Pois bem, se confirmada a previsão que fiz, a briga entre os herdeiros vai acabar. Também, com a fusão com a RecordTV o 3º lugar já estará garantido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia