O DIREITO DE TRANSMITIR [episódio de estreia]
Esta série condiz com a realidade, mas as pessoas envolvidas foram transformadas em personagens para a confecção da obra. Ou seja, qualquer semelhança com os fatos já publicados não é mera coincidência.
==========================
A cúpula da Rede Gregório de Comunicação decidiu transformar um especial que foi postado exatamente há um ano atrás numa série de 5 episódios (que serão postados ao sabor do tempo).Esta série brasileira, com este episódio de estreia escrito por Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho, com colaboração de José Roberto Maciel, João Saad Jr., Renato Cardoso e Antônio Guerreiro, com a supervisão de texto, produção executiva e direção artística de Gian Carlos, tem o intuito de mostrar os bastidores do futebol dentro dos veículos de comunicação em massa. No ar...
Valor, qual é o valor pelo direito de exibir? Valor, qual é o valor do direito à transmitir? (Sim, a abertura, bem como o título, é uma paródia de "O Direito de Nascer").
Valor, qual é o valor pelo direito de exibir? Valor, qual é o valor do direito à transmitir? (Sim, a abertura, bem como o título, é uma paródia de "O Direito de Nascer").
Esta temporada começou quando JR Carioca (João Roberto Marinho) assumiu de vez a diretoria dos Biscoitos Globo. Com a mentalidade diferente do seu consanguíneo Irineu (Roberto Irineu Marinho), o JR Carioca viu que foi um tiro no pé abrir mão de tudo quanto era campeonato e decidiu correr atrás. Um pouco tarde, afinal.
Univer (Renato Cardoso), diretor-geral da Editora Record, além de transmitir o Cariocão 2021 por mais um ano [dessa vez, dividindo os direitos com o twitcher Cazil (Casimiro Miguel)], decidiu ir mais fundo e, passando os rivais pra trás, comprou o Paulistão também, com contrato válido até 2025, só que em parceria com o Agá Be Ó Máximo (HBO Max) e o IU Tuba (YouTube).
Porém, o que se esperava é que as vendas da Editora Record superassem as dos Biscoitos Globo, o que todavia não aconteceu. JR Carioca mudou a fórmula dos Biscoitos Globo (colocando até música na conversa) e o máximo que o Paulistão faz é empatar ou, quando o jogo é muito importante, superar o BST (Sistema Bipolar de Televisão, com a sigla assim mesmo). E pior: a maioria das sucursais da Editora Record decidiu transmitir o Cariocão.
O BST, por sua parte, continua com os direitos da Libertadores, mas JR Carioca decidiu conversar com a Come Bola (Conmebol) pra acertar as contas e, com valor menor, tentar reter o torneio novamente pra si. Conseguiu, porém, negociar sem problema com mineiros, gaúchos e pernambucanos a permanência de seus campeonatos em respectivos estados, embora, repito, com valor menor que os anos anteriores.
Já o Mundial de Clubes da Dona Fifa, recém-finalizado, foi comprado por Johnny (João Saad Jr.), dono da fábrica de brinquedos Bandeirantes, por um valor um pouco maior que os Biscoitos Globo ofereceram à Dona Fifa em troca do certame. Com a aparição do Porco paulistano nos carrinhos para crianças até 10 anos, a Bandeirantes lavou a égua, jogando a Editora Record e o BST às traças e superando os Biscoitos Globo com uma média de popularidade que não via desde o ano 2000: 27 pontos só em Sampa.
Como se isso não bastasse, JR Carioca tem de se conformar com o CADÊ, órgão do governo, fungando em seu cangote e no das empresas negociadoras de direitos, que são, nesta série, personagens terciários (nem pra secundários servem). Pelo menos, a dívida com a Dona Fifa foi arquivada, e os Biscoitos Globo finalmente continuarão sendo os únicos a deter os direitos de transmissão da Copa do Mundo desse ano, o que comprova que quem tem... tem medo.