Troféu Internet 2020. Ou serão os Prêmios Contigo! do SBT?

Vai ser bem longo o artigo, então corre pegar teu copo de café antes que ele esfrie!

Pois é, meus amigos. Eu falei duas postagens atrás sobre os Prêmios Contigo! 2020 (Prêmios Contigo! 2019: suspeitas confirmadas). Mas resolvi só agora atender a uma sugestão que, como de costume, o expert Êgon Bonfim me deu via e-mail.

Vejam vocês como a máfia do botão de puxa-saquismo ativado na hora está se armando. Apesar da pandemia que assola o mundo, o Troféu Imprensa poderia acabar acontecendo. Afinal, não sabemos até onde chega a loucura de Silvio Santos.

E aqui entre nós, o Troféu Internet 2020, que serve como esboço para o Troféu Imprensa, fez um Ctrl+C Ctrl+V bonito dos Prêmios Contigo! Seguindo postagem do blog Denis e Você (Troféu Internet (SBT) 2020 - Os Indicados e votos pessoais), que eu já agradeci neste espaço há alguns artigos atrás, a gente pode notar o quanto o Copia-e-Cola foi praticado nos bastidores.

Vamos às categorias, mas já aviso que vou analisá-las e dar possíveis spoilers:
  • Melhor Cantor: Dilsinho, Felipe Araújo, Ferrugem, Gustavo Mioto, Gusttavo Lima, Léo Santana, Luan Santana, Roberto Carlos, Wesley Safadão e Zé Felipe | Quem ganha: Silvio vai entregar o "Oscar da Televisão Brasileira" a Roberto Carlos. Este mesmo Roberto que, apesar de alguns rompantes entre 2012 e 2018 (incluindo aqui os hits "Esse Cara Sou Eu" e "Sereia", temas de novelas da Sra. Glória Perez), não tem a mesma força que tinha nos anos 80 e 90. E pior: desde a fatídica partida de sua amada Maria Rita, como bem frisa Êgon num artigo do ÊHMB De Olho Na TV (OPINIÃO: O Que Anda Acontecendo com Roberto Carlos?), ele já não tem mais aquela criatividade fértil que o consagrou. | Ganhadores morais: Gusttavo Lima e/ou Ferrugem.
  • Melhor Cantora: Aline Barros, Anitta, Ivete Sangalo, Iza, Joelma, Ludmilla, Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Paula Fernandes e Sandy | Carece de explicação o que Joelma, Naiara Azevedo e, na pior das hipóteses, Ivete Sangalo estão fazendo aqui, já que o ano das três não foi nada fértil, diga-se de passagem. Mas dá pra explicar a presença de Aline Barros aqui: gosto pessoal. Do judeu Silvio? Não, das filhas dele. Assim fica difícil de controlar o ranço. | Quem ganha: Anitta e Ludmilla. Mas como já expliquei nas parciais dos Prêmios Contigo! 2020, tiveram mais mídia pelas brigas entre si (e com alguns outros) do que pelas próprias músicas. | Ganhadoras morais: Iza e/ou Marília Mendonça. Esta última gestou dois projetos pessoais de grande repercussão: o disco Todos Os Cantos, gravado nas principais cidades de cada estado do país, e o menino Léo, este em parceria com o também cantor Murilo Huff. Ou seja, 2019 foi todo delas.
  • Melhor Conjunto Musical: Atitude 67, Jota Quest, Melim, Pixote, Raça Negra, Roupa Nova, Skank, Sorriso Maroto, Titãs e Turma do Pagode | O Skank deu um tempo e pisou no freio. Sorriso Maroto e Raça Negra são presenças marcantes, mas mais pelos sucessos do passado, o que não poderia se enquadrar aqui. Não sei o que a Turma do Pagode, o Pixote, o Jota Quest e o Atitude 67 fizeram ano passado pra estar aqui. | Ganhadores morais: os irmãos do Melim. Embora o Roupa Nova desse uma renovada com o trabalho de quase dois anos atrás (do qual eu destaco a música "Luzes de Emergência"), não dá pra competir com os garotos.
  • Melhor Dupla Sertaneja: Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Matheus & Kauan, Simone & Simaria, Thaeme & Thiago, Zé Neto & Cristiano e Zezé di Camargo & Luciano | Briga de cachorro grande? Não muito. Três das dez duplas (Matheus & Kauan, Simone & Simaria e Thaeme & Thiago) só tiveram uma boa performance de dezembro pra cá. E olhe lá. Bruno & Marrone fizeram dois super projetos no primeiro semestre: um aqui e outro no México. Chitão, Xororó, Zezé & Luciano se uniram outra vez a Leonardo para reviver o "Amigos". E nada além disso. | Ganhadores morais: Se a categoria é de Melhor Dupla Sertaneja, vai pra quem trabalhou mais: Zé Neto & Cristiano.
  • Melhor Reality Show: A Fazenda (Record), Bake Off (SBT), BBB 19 (Globo), Canta Comigo (Record), De Férias Com o Ex: Celebs (MTV), Fábrica de Casamentos (SBT), Masterchef (Band), Me Poupe (Band), Power Couple (Record) e The Voice Brasil (Globo) | Olha que injustiça com a Band: nos Prêmios Contigo!, o ótimo Pesadelo Na Cozinha era considerado reality. Aqui nem isso. Pelo menos lembraram do Me Poupe, um programa injustiçado demais pela audiência, mas que comprova que nem tudo o que dá certo na internet, dá certo na TV. | Quem ganha: o gado vai votar ou no Bake Off ou no Fábrica de Casamentos. Ou seja, 1x0 pro SBT. | Ganhadores morais: The Voice e/ou Canta Comigo. O primeiro porque, apesar da fórmula já gasta, manteve um nível de audiência bem estável (fator Walcyr Carrasco bombando) e ainda por cima nos presenteou com a presença de Iza, que deu o frescor que o The Voice precisava. E o segundo por ser o último programa que Gugu apresentou na carreira. Se o SBT não vai fazer a homenagem assim, eu faço. Ponto.
  • Melhor Ator: Antônio Fagundes (Alberto, de Bom Sucesso), Caio Castro (Rocky, de A Dona do Pedaço), Chay Suede (Danilo / Domênico, de Amor de Mãe), Igor Jansen (João, de Poliana), Malvino Salvador (Agno, de A Dona do Pedaço), Renato Góes (Jamil, de Órfãos da Terra), Reynaldo Gianecchini (Régis, de A Dona do Pedaço), Rômulo Estrela (Marcos, de Bom Sucesso), Sérgio Guizé (Chiclete, de A Dona do Pedaço) e Tony Ramos (Olavo, de O Sétimo Guardião) | Quatro indicados por A Dona do Pedaço e dois por Bom Sucesso. Aqui, ao invés de Tony Ramos, que pelo jeito foi o único que conseguiu algum fruto dentro dos cenários de O Sétimo Guardião, deviam colocar David Júnior, a outra ponta do triângulo (e/ou quadrado) protagonista de Bom Sucesso. | Quem ganha: embora Poliana já esteja indo pra PQP (lugar de onde nunca deveria ter saído, apesar da mão forte de Dona Íris), o gado vai entregar o Troféu Internet a Igor Jansen, de novo. 2x0 pro SBT. | Ganhadores morais: aqui cabe um empate triplo. Antônio Fagundes (pela sensibilidade de Alberto), Chay Suede (pela dramaticidade de Danilo que depois virou Domênico) e Sérgio Guizé (que segurou a barra como Chiclete, apesar da trama rocambolesca).
  • Melhor Atriz: Agatha Moreira (Josiane, de A Dona do Pedaço), Bia Arantes (Valéria, de Órfãos da Terra), Camila Rodrigues (Sophia, de Topíssima), Glória Pires (Dona Lola, de Éramos Seis), Grazi Massafera (Paloma, de Bom Sucesso), Juliana Paes (Maria da Paz, de A Dona do Pedaço), Larissa Manoela (Mirela, de Poliana), Paolla Oliveira (Vivi Guedes, de A Dona do Pedaço), Sophia Valverde (Poliana) e Thaís Melchior (Luiza, de Poliana) | Aqui, temos quatro protagonistas fortes em matéria de interpretação. Glória fez de Dona Lola a sua melhor personagem em anos, assim como Grazi e sua Paloma; Camila fez Topíssima valer a pena na pele de Sophia Loren; Juliana, apesar de alguns tombos no meio do percurso, cravou Maria da Paz no seu caderninho de protagonistas inesquecíveis. | Quem ganha: mas como desgraça pouca é bobagem, o gado tá pouco se lixando pra interpretação. O que importa é ser hipnotizado e foda-se o resto. Qualquer uma das três indicadas por Poliana já tá bom demais pro gado. 3x0 pro SBT. | Ganhadora moral: Glória Pires. Desculpa, Grazi, mas disputar com Dona Lola é pedir pra perder.
  • Melhor Novela: A Dona do Pedaço (Globo), Amor de Mãe (Globo), Bom Sucesso (Globo), Éramos Seis (Globo), Jesus (Record), O Sétimo Guardião (Globo), Órfãos da Terra (Globo), Poliana (SBT), Topíssima (Record) e Verão 90 (Globo) | Me surpreendeu o fato de que Amor Sem Igual, da Record, não tivesse sido indicada. A desculpa de que ela ainda esteja no ar não cola; Amor de Mãe também está, só está em pausa por causa do coronavírus. Porém, pra que não se esvaziasse a lista e tivesse apenas Poliana e as novelas da Globo, colocaram fracassos como Jesus (a novela, não o Filho de Deus), O Sétimo Guardião (que só fez sucesso nos bastidores) e Verão 90 (que deu certo na audiência, mas foi tão estrambólica quanto A Dona do Pedaço). | Quem ganha: a certeza do gado é unânime, Poliana. Preciso dizer mais? 4x0 pro SBT. | Ganhadoras morais: todas têm pontos positivos, mas pelo conjunto da obra, Bom Sucesso e Éramos Seis.
  • Melhor Programa de Auditório: Altas Horas (Globo), Caldeirão do Huck (Globo), Domingão do Faustão (Globo), Domingo Legal (SBT), Eliana (SBT), Encontro (Globo), Hora do Faro (Record), Programa da Maisa (SBT), Programa do Ratinho (SBT) e Programa Silvio Santos (SBT) | Serginho Groisman, Eliana, Rodrigo Faro, Fátima Bernardes, Faustão e Ratinho já tiveram dias melhores. Luciano Huck deu uma boa encorpada no programa, mas os quadros vão acabar sendo incorporados ao seu programa de governo pra 2022 (escrevam o que eu tô dizendo). | Quem ganha: se o Silvio não ganhar, o gado vai dizer que é golpe. 5x0 pro SBT. | Ganhadores morais: apesar de serem da "casa", Domingo Legal e Programa da Maisa. O empate é justo, pelo simples fato do entretenimento sem forçação de barra. Maisa e Celso dão conta do recado tão bem que os formatos que têm nas mãos nem parecem engessados.
  • Melhor Programa de TV (sem ser novelas ou telejornais): Caldeirão do Huck (Globo), Canta Comigo (Record), Domingo Legal (SBT), Eliana (SBT), Encontro (Globo), Fofocalizando (SBT), Lady Night (Globo / Multishow), Programa da Maisa (SBT), Programa Silvio Santos (SBT) e Topa Ou Não Topa (SBT) | Quem ganha: já vou pro "quem ganha" logo de cara. Qualquer um que seja da Anhanguera tá excelente pro gado. 6x0 pro SBT. | Ganhador moral: pra não repetir com a categoria anterior e entregar de lambuja pro SBT, vai o Lady Night mesmo. É duro admitir, porém, que o melhor ano do programa na TV fechada fosse o pior na aberta.
  • Melhor Programa de Entrevistas: Altas Horas (Globo), Conversa Com Bial (Globo), Encontro (Globo), Lady Night (Globo / Multishow), Mariana Godoy Entrevista (RedeTV), Programa da Maisa (SBT), Que História é Essa, Porchat? (GNT), Roda Viva (Cultura), The Noite (SBT) e Vai Fernandinha (Multishow) | Aos mais letrados em cultura geral da televisão fechada, pode soar estranho algum deles ganhar numa categoria que não rompe a barreira da facilidade da TV aberta. Explico: Fábio Porchat (apesar do formato fabuloso) e Fernanda Souza (que devia dar uma de Angélica e voltar esse ano) têm chances nulas de ganhar aqui. | Quem ganha: Maisa ou Danilo Gentili, sem pestanejar. 7x0 pro SBT. | Ganhadores morais: Bial e Gentili já tiveram dias melhores. E o Roda Viva, coitado, tá se perdendo tanto com esse troca-troca de gestão na Cultura que repetem pautas do ano passado e com os mesmos convidados. Por isso, a meu ver, Porchat e/ou Mariana Godoy mereciam levar o Troféu Internet pra casa.
  • Melhor Programa Infantil: Bom Dia & Cia. (SBT), Castelo Rá-Tim-Bum (Cultura), Cocoricó (Cultura), Detetives do Prédio Azul (Gloob), Parque Patati Patatá (SBT / Discovery Kids), Quintal da Cultura (Cultura) e Sábado Animado (SBT) | Faço minhas as palavras do Denis: "Sinceramente, essa categoria devia ser extinta, porque atualmente não tem mais programas infantis de destaque na TV brasileira como tinham há 20, 25, 30, 35 anos atrás (...)". E a equipe que planejou esta patacoada lembrou de 25 anos atrás e colocou o Cocoricó e o Castelo na categoria. | Quem ganha: qualquer um dos dois do SBT ou o programa dos palhaços (que também passa no Sábado Animado). 8x0 pro SBT. Não tem nenhum ganhador moral aqui.
  • Melhor Programa Humorístico: A Culpa é do Cabral (Comedy Central), A Praça é Nossa (SBT), Choque de Cultura Show (Globo), Encrenca (RedeTV), Escolinha do Professor Raimundo (Globo / Viva), Os Roni (Multishow), Tá No Ar (Globo), Tô de Graça (Multishow), Vai Que Cola (Multishow) e Zorra (Globo) | Bem, assim como o Denis, muita gente não conhece a TV fechada. Mas como o YouTube nos permite navegar (e como eu já assisti a todos), posso falar com propriedade. Os Roni e Vai Que Cola não são tão tragáveis quanto parecem. De Tô de Graça, Zorra, Choque de Cultura Show e Encrenca só ri quem não tem opção. | Quem ganha: A Praça é Nossa, só que com muita justiça. Foi o único programa dos 10 que manteve o formato e não se perdeu no meio do caminho. 9x0 pro SBT. | Ganhadores morais: A Praça e A Culpa é do Cabral, que eu já assisti várias vezes e é um baita programa. Se a Band teve saco roxo pra fixar uma atração da Netflix na grade de sábado, por que não trazer os caras do Comedy Central pra dar uma respirada no Masterchef?!
  • Melhor Apresentadora ou Animadora: Ana Maria Braga (Globo), Eliana (SBT), Fátima Bernardes (Globo), Maisa Silva (SBT), Patrícia Abravanel (SBT), Rebeca Abravanel (SBT), Sabrina Sato (Record), Silvia Abravanel (SBT), Tatá Werneck (Globo / Multishow) e Xuxa (Record) | Ana Maria é de fato a nova rainha dos memes. Mas é o único título que ela tem conseguido angariar na década passada. Sabrina e Xuxa não estão em um bom ano, até porque os bispos não têm ido muito com a cara delas de uns tempos pra cá. E repetindo o que eu disse acima, Eliana e Fátima já tiveram dias melhores. | Quem ganha: o gado tem por lei neutralizar Eliana e Maisa. Ou seja, qualquer uma das irmãs Abravanel. De qualquer jeito, 10x0 pro SBT. | Ganhadora moral: mas verdade seja dita, Rebeca tem muito mais carisma que suas irmãzinhas. Então, se ganhar não vai ser tão ruim assim. Cruzemos os dedos, porém, pra que ela não se meta em polêmicas como os sangues do seu sangue.
  • Melhor Apresentador ou Animador: Celso Portiolli (SBT), Danilo Gentili (SBT), Faustão (Globo), Geraldo Luís (Record), Luciano Huck (Globo), Marcos Mion (Record), Ratinho (SBT), Rodrigo Faro (Record), Serginho Groisman (Globo) e Silvio Santos (SBT) | Sei que vou me repetir de novo, mas como a categoria é outra, faz-se necessário: Danilo, Faustão, Geraldo, Ratinho, Faro e Serginho já tiveram dias melhores. | Quem ganha: para neutralizar os demais e para felicidade do gado, Silvio Santos. 11x0 pro SBT. | Ganhadores morais: Celso Portiolli e Marcos Mion. Este último por ser reaproveitado na Fazenda, sendo o melhor apresentador que já passou pelo formato. E com louvor.
  • Melhor Programa Jornalístico: Balanço Geral (Record), Câmera Record (Record), Cidade Alerta (Record), Conexão Repórter (SBT), Domingo Espetacular (Record), Fantástico (Globo), Globo Repórter (Globo), Hora 1 (Globo), Profissão Repórter (Globo) e Repórter Record Investigação (Record) | Não se pode chamar o sensacionalismo policial do Balanço Geral e do Cidade Alerta de jornalismo. Se fosse por esse critério, encaixassem o Primeiro Impacto aqui, não? E o Hora 1 não é um "programa jornalístico", é um telejornal como qualquer outro. | Quem ganha: ou o Cidade Alerta ou o Balanço Geral. 11x1 pro SBT. | Ganhador moral: Conexão Repórter. O único dos programas citados que ainda tá valendo a pena assistir.
  • Melhor Apresentador (a) de Telejornal: Carlos Nascimento (SBT), Isabele Benito (SBT RJ), Luiz Bacci (Record), Marcão do Povo (SBT), Maju Coutinho (Globo), Rachel Sheherazade (SBT), Renata Vasconcellos (Globo), Rodrigo Bocardi (Globo), Sandra Annenberg (Globo) e William Bonner (Globo) | Marcão não pode ser apresentador de telejornal. Ele, afinal, pode ser a única solução que resta ao Fofocalizando. E sobre Isabele: é uma grande jornalista, não há dúvida. Mas só está aqui por... sabe que eu não sei? | Quem ganha: ou Bacci ou Bonner. 11x2 pro SBT. | Ganhadora moral: até por uma questão de justiça, Sandra Annenberg. Maju teve competência pra ficar em seu lugar no Jornal Hoje, mas Sandra foi muito injustiçada ao ser alçada a comandante do Globo Repórter e perder o Como Será? Sem esse programa, fica quase intragável assistir à Globo pela manhã.
  • Melhor Jornal de TV: Balanço Geral (Record), Bom Dia Brasil (Globo), Cidade Alerta (Record), Jornal da Band (Band), Jornal da Globo (Globo), Jornal Nacional (Globo), Jornal da Record (Record), Jornal Hoje (Globo), Primeiro Impacto (SBT) e SBT Brasil (SBT) | Vou ter que repetir: "Não se pode chamar o sensacionalismo policial do Balanço Geral e do Cidade Alerta de jornalismo". E nem do Primeiro Impacto. Tirando esses três que não são "jornais de qualquer coisa": o filé mignon da Band, embora mantenha a audiência, perdeu um pouco da credibilidade com a fatídica partida de Ricardo Boechat; os jornais Hoje, da Globo e SBT Brasil não tem tanta repercussão como havia antes. E o Jornal da Record é o que mais escancara a posição política que tem, dando assim um desserviço à população. | Quem ganha: ou o Jornal Nacional ou o Bom Dia Brasil. Algum a Globo tem que levar sem disputa. 11x3 pro SBT. | Ganhador moral: o Jornal Hoje. Como eu disse há pouco: Maju teve competência pra assumir o forno. E sob seu comando, a batata ficou no ponto. O começo foi meio atropelado, mas agora tá fazendo bonito. E Márcio Gomes, substituto imediato de Maju, também foi um grande acerto nas férias da mesma.
  • Revelação do Ano: Bela Fernandes (Filipa, de Poliana), Glamour Garcia (Britney, de A Dona do Pedaço), Flavia Pavanelli (Brenda, de Poliana), Kaysar Dadour (Fauze, de Órfãos da Terra), Valentina Vieira (Sofia, de Bom Sucesso); Jão, Lauana Prado, MC Rebecca, Vitão e Yasmin Santos | Como eu não tenho medo de caras feias, uso as inspirações que tenho. No fim da música "Monopoly", Ariana Grande pergunta à sua parceira, Victoria Monét: "Who da fuck is Clevis?!". Essa pergunta eu repeti (mentalmente) pra tentar descobrir quem é Bela Fernandes. E faço aqui outra pergunta: Poliana não começou em maio de 2019? Ah, entendi. Brasileiro tem memória curta, né? | Quem ganha: qualquer uma das duas de Poliana. 12x3 pro SBT. | Ganhadoras morais: uma delas é Glamour Garcia. Ela foi a real revelação do ano na TV, vide que Kaysar foi revelado de fato no BBB 18. A outra é Lauana Prado. Assim como muitos, começou compondo pros outros e só depois veio a estourar como cantora. Taí a "Cobaia" que não me deixa mentir.
Sobre os comerciais, eu não opino porque não presto tanta atenção nos detalhes dos mesmos.

A priori, o Troféu Imprensa pode ser cancelado devido ao coronavírus. Mas bem se vê que nem isso consegue parar a alienação orquestrada por Silvio Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia