Êgon Bonfim: Os Palpites Para o Troféu Imprensa dos Melhores de 2019... caso aconteça

Pois é, meus amigos. Este despretensioso blog dá espaço agora ao nosso colaborador mais assíduo, Êgon Bonfim. No artigo a seguir, Êgon dá sua opinião sobre o Troféu Imprensa, aprovada com ressalvas pelo TVer Ou Não TVer, inclusive complementando o que já discorremos no artigo sobre o mesmo. É contigo, caro amigo!


Peço licença ao dono deste blog, meu estimado amigo Gian Carlos, para expor minha opinião e minhas sugestões de um assunto no qual domino, mas que ultimamente tornou-se uma pilha para mim. A falta de controle do coronavírus no Brasil e que está expondo o despreparo e a deficiência da nossa precária saúde pública e levando o povo a uma quarentena até Deus sabe quando, tem um lado bom: rever nossos conceitos como gente e elaborar novas ideias para coisas que aparentemente se encontram no modo "sem solução".

Tenho muitas sugestões fervilhando meus neurônios, mas uma delas é mais oportuna a ser exposta agora e gostaria que esta postagem fosse compartilhada a todos os SBTistas das redes sociais, sejam do bem ou do mal, pois nesse período de quarentena, podemos encontrar alternativas para algo que precisaria ser reconsiderado, repensado e que poderia muito bem ser feito online e sem plateia: o Troféu Imprensa.

Sei que existem muitos internautas SBTistas militantes que fazem minha caveira por aí só porque eu "critiquei o incriticável", mas quero que com este post possa reconsiderar o respeito de todos eles para com minha pessoa, ou seja, faço aqui minha retratação e um pedido de perdão para que, inclusive a produção que trabalha anualmente para o TI, me aceite como eu sou, apesar das peculiaridades.

Primeiro, agradeço ao Gian Carlos por salvar a lavoura e explicar tintim por tintim esse caso de previsibilidade que contamina um prêmio (como qualquer outro tipo de premiação da área) que poderia perfeitamente ser organizado por um grupo ou instituição neutra para facilitar a aceitação de todas as TVs abertas e fechadas. E defendo isso em duas postagens do meu blog ÊHMB De Olho Na TV (OPINIÃO: CUIDADO!!! Troféu Internet/Imprensa é Auto-Promoção do SBT e ESPECIAL: Os "Melhores Destaques" do Ano - Uma Velha Polêmica).

Segundo, eu pergunto a vocês: Precisa um prêmio de TV como este ainda ser organizado por um canal de televisão? Precisa um prêmio de TV como este servir de "satisfação da vaidade permitida" de uma dinastia que é dona da emissora que organiza tal evento? Precisa um prêmio de TV como este ter a obrigatoriedade de expor uma votação simbólica e esta ser presenciada diante de uma plateia?

São perguntas que não têm objetivo de atacar ou criticar destrutivamente tudo que é ligado ao SBT, pelo contrário, é uma questão de reflexão! Estou pegando leve. Amanhã o Silvio Santos pode nos deixar e um prêmio como este não pode morrer com ele, pelo contrário, deve ser reformulado e recuperar sua essência dos anos 60 (assim como o próprio SBT e seu conglomerado que, pelo visto, se a Renata tiver jogo de cintura e mente aberta no mundo empresarial, pode até sobreviver o baque iminente).

Terceiro, sinto que esta (caso não seja cancelada) pode ser a última edição do TI da "Era Silvio Santos" e se o fã-clube resolver não ficar parado no tempo, deve permitir uma abertura de novas ideias já para os anos seguintes porque como disse o próprio Patrão Superstar: Nada dura para sempre.

Das 20 categorias presentes originalmente na enquete da internet, eu descartaria quatro ou cinco:
  • Conjunto Musical: Uma categoria inútil para um premiação de TV, ainda é necessária? As bandas e grupos não têm mais a mesma repercussão e o sucesso que tinham nas paradas tempos atrás. Se fosse um prêmio exclusivamente de música, a categoria seria sim importante;
  • Reality-Show: Os realities do SBT perderiam de lavada pro The Voice e outros tantos se fosse incluída antes, só pra manter a sua imagem perante as outras e agradar seu Patrão Superstar, que parece resistente a esses novos formatos televisivos, categoria que pelo visto jamais será incluída;
  • Programa Infantil: Dois motivos levam tal categoria a ser riscada. Primeiro, por não existir mais programação infantil de verdade e variada na TV brasileira atualmente, só desenho animado, e segundo, a apresentadora do Bom Dia & Cia. (prefiro não citá-la) que diante das câmeras é um Ursinho Carinhoso, mas fora do ar parece uma Cruella Cruel, e mesmo assim a mídia continua a favor dela;
  • Comercial de TV: Achei injusto não incluírem no top 10 preliminar o comercial do UOL Pagbank. Mas, fala a verdade, a telepublicidade brasileira tá uma lacração, ridiculariza o consumidor e suas concorrentes e ainda falam que tão fazendo um novo tipo de humor, me perdoem, os publicitários de hoje são zoadores inveterados e um bando de drogados.
Restariam quinze ou dezesseis. Vamos à elas, com meus palpites de indicados e meus comentários:
  • Cantor: Gusttavo Lima, Luan Santana e Wesley Safadão | Esses três nomes sempre estarão entre os indicados finais, queiram ou não. O Roberto Carlos parou de concorrer por inveja dos súditos de SS só porque "o rei é Global" e embora o Luan eu o considere o "menos pior" e ser um "artista melhor" a cada ano que passa, o Gusttavo Lima ganharia. O RC só voltaria a concorrer se SS conseguisse contratá-lo para o SBT sob pretexto de não trocar a Sony Music pela "Som Preso".
  • Cantora: Anitta, Marília Mendonça e Naiara Azevedo | Idem ibidem, mais por causa do sertanejo moderno e a "sofrência do poderio feminino" dominar as paradas radiofônicas e nesse quesito a Marília levaria a melhor. Quanto ao conjunto de indicadas, se levarmos em conta o fã-clubismo das redes sociais, pode ser que a Ludmilla entre no lugar de Naiara Azevedo no G3 porque a internet é o reduto do funk libidinoso.
  • Dupla Sertaneja: Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa e Simone & Simaria | Idem ibidem itridem, as duplas femininas tem mais chances que as duplas masculinas, acho meio injusto. Eu incluiria uma quarta dupla para que os gêneros competissem em pé de igualdade, e essa dupla ideal seria Bruno & Marrone, mais pela reputação do que pelo álbum que lançaram em 2019. Mas as mais votadas seriam as gêmeas Maiara & Maraísa, embora eu prefira as "coleguinhas".
  • Ator: Antônio Fagundes, Caio Castro e Sérgio Guizé | Mesmo com o know-how SBTista favorável, o Igor Jansen não conseguirá entrar pro G3 devido a mobilização dos fã-clubes de dois indicados acima, mas o grande Fagundão ganharia por unanimidade por predileção pessoal dos jurados e pelos mesmos motivos que indicariam Bruno & Marrone na categoria anterior. Porque não criam a categoria de Melhor Ator ou Atriz Mirim?
  • Atriz: Juliana Paes, Paolla Oliveira e Sophia Valverde | Juliana Paes ganharia também por unanimidade isso se a Sônia Abrão não votar primeiro e com seus argumentos puxa-votos, decidiria a favor da "Poliana", e cairia por terra o fã-clubismo em favor das atrizes Globais. Mas se Éramos Seis da Globo não estiver na lista negra do SBT, Glória Pires seria indicada no lugar da Sophia Valverde e a briga seria boa. Mas... porque não criam a categoria de Melhor Ator ou Atriz Mirim?
  • Novela: As Aventuras de Poliana, A Dona do Pedaço e Bom SucessoSinto que Éramos Seis é assunto proibido no SBT, pois a versão Global é vista com inveja por olhos SBTistas, é como se a "Poderosa" roubasse um pedaço da história deles. Se SS selecionar os jurados "certos", a novela da primeira-dama pode arrebatar seu primeiro TI, do contrário, A Dona do Pedaço ganha. Mesmo assim, pode surgir isso: "Se a Globo tirou Éramos Seis da gente, se preparem, vem aí, Selva de Pedra no SBT, aguardem!"
  • Programa de Auditório: Domingo Legal, Eliana e Programa Silvio SantosCategoria ultra-manjada, é tão fácil adivinhar os três indicados do que placar de jogo de futebol. Como os SBTistas se mobilizam e muito para que as atrações da emissora concorram em peso nesta enquete, justifica por sí só o G3, mas se SS não quiser mais concorrer, o que seria uma atitude justa e coerente (já que sua indicação é uma vitória antecipada), eu o substituiria pelo Caldeirão do Huck e o Domingo Legal levaria a melhor.
  • Programa de Entrevistas: Conversa Com Bial, Lady Night e The NoiteUma categoria que foi mantida só pro Danilo Gentili ganhar na marra pois ele jamais ganhou no júri desde que estreou no SBT, isso se SS selecionar "direito" seus jurados, mas sinto que tem grandes chances devido ao preconceito da TV aberta (leia-se SBT) pela TV paga, mas senti ausência do Programa do Porchat da Record, esse pra mim foi o melhor programa de 2019 de todos os gêneros televisivos.
==================
Nota do editor-chefe: Êgon, o Programa do Porchat foi extinto pela RecordTV no finzinho de 2018. Supostamente por isso não tivesse sido lembrado (kkkkkkkkk). Segue o baile.
==================
  • Programa de Humor: A Praça é Nossa, Nova Escolinha e ZorraPreciso explicar mais alguma coisa? Lógico que é o programa do "Seu Cazalbér" e pelos comentários do Gian, com sobras, até por unanimidade, a categoria vai ser mantida sob pretexto do know-how SBTista às custas da Globo, só falta SS mandar o "Seu Cazalbér" presenciar a própria votação no palco e fazê-lo chorar para efeitos ibopísticos, já que o humorista é o maior "manteiga-derretida" da TV brasileira.
  • Apresentadora de TV: Eliana, Patrícia Abravanel e Tatá Werneck | Como Ana Maria Braga anunciou que estava com câncer em janeiro, em plena votação, é capaz que ela entre no G3, a não ser que seja "tarde demais", mas todo alguém que tenha Abravanel como nome do meio, é tido como "maior artista do brasil" e se despreocupa em ser "artista melhor", sempre é ao contrário, todos sabem que será a vencedora. Pior pra Eliana, ela bem que merece ganhar no júri nem que seja por uma vez.
  • Apresentador de TV: Celso Portiolli, Ratinho e Silvio Santos | O dito cujo já pediu pra não mais concorrer numa edição anterior, mas será que alguém vai obedecê-lo? Nesse caso eu o substituiria por Rodrigo Faro, porque só concorre a categoria quem apresenta programa de domingo e/ou diante de uma platéia, mas como os índices de audiência, repercussão e predileção pessoal são os critérios para indicar artistas e programas numa premiação como esta... Apostaria no Portiolli.
  • Programa Jornalístico: Conexão Repórter, Domingo Espetacular e FantásticoComo eu havia escrito na categoria de programa de humor, outra pra fazer auto-promoção às custas das outras e isso tem que parar de acontecer. Independentemente disso, o Conexão Repórter ganha com sobras, mas vão querer abarrotar o Roberto Cabrini de troféus por exigência contratual só porque ele é funcionário do SBT, dá um tempo, o Cabrini é um grande jornalista, mas não é pra tanto.
  • Apresentador ou Apresentadora de Telejornal: Rachel Sheherazade, Sandra Annemberg e William Bonner | Vão manter essa categoria só pra "heroína da notícia" ganhar por xingar a classe política, toda vez ela é indicada e perde. Só ganha se SS selecionar os jurados "corretos" e chamar a Sônia Abrão para votar primeiro, pois o voto dela é sempre decisivo e deixa seus colegas de júri sem palavras e obrigados a endossá-la, do contrário a Sandrinha pode tentar o bi, comprovando que o Carlos Nascimento é um baita injustiçado.
  • Telejornal: Jornal da Band, Jornal Nacional e SBT BrasilPra homenagear o Ricardo Boechat, vão incluir o Jornal da Band no G3, embora o Jornal da Record seja sempre indicado, caso contrário será uma injustiça porque o Jornal da Band é atualmente o melhor da TV brasileira. Se alguém criticar o Jornal Nacional e não aborrecer SS, uma injustiça à moda SBTista pode acontecer, por mais que o jornalismo do SBT, segundo dizem por aí, tornou-se um "Cartoon Network".
  • Revelação do Ano: Glamour Garcia, Lauana Prado e Yasmin Santos | Confesso que não acompanho o surgimento de novos talentos na música e na TV, segui os comentários do amigo Gian. Se o critério for televisão, a atriz Glamour Garcia ganha, mas se for pra fazer demagogia com as "colegas de trabalho", a cantora Yasmin Santos leva a melhor e a categoria comprova o potencial do SBT em converter o "Oscar Brasileiro" num prêmio exclusivamente de música, como aconteceu em 1995. #Ficaadica
Se a premiação não for cancelada, mesmo com o pessoal confinado em suas residências e mesmo com a ausência de Silvio Santos, faço aqui as seguintes sugestões:
  1. O TI deve acontecer ao vivo numa live transmitida pelo canal do SBT no YouTube, sendo que apenas a votação é que deva agora acontecer;
  2. Os indicados das categorias devem ser anunciados com antecedência para que o público comece a fazer suas apostas e os jurados só divulgados na hora da votação;
  3. Os jurados, em número de 15, devem estar em suas casas e dar seus votos através do Whatsapp;
  4. O mediador deve ser ou Luiz Ricardo, ou Mauro Zukerman ou alguém que entenda de TV, desde que não tenha "Abravanel" como nome do meio, pois é um elemento negativo que pode influenciar no voto do júri;
  5. As 15 categorias selecionadas devem ser distribuídas em cinco blocos temáticos com três categorias cada uma e TODOS os jurados devem ter o direito ao voto, desde que seja secreto via Whatsapp *:
  6. Uma vez feitos os votos numa categoria, para criar suspense pouco antes da contagem dos votos (que não pode ser feito às pressas), o mediador chama um jurado diferente para fazer um comentário sobre a lista de indicados numa categoria que seja sua especialidade, apontando o desempenho de cada um deles e citando ausências. Por isso são 15 categorias e 15 julgadores;
  7. Os jurados e a equipe devem decidir duas questões: "O Troféu Imprensa deve deixar o SBT e ser organizado por um grupo neutro para facilitar a adesão de todas as emissoras?" e "Silvio Santos deve ser bonificado da disputa para sempre outorgando a ele um prêmio especial honorário pelo conjunto da obra, permitindo com que os indicados mais jovens concorressem ao prêmio normal nas duas categorias em que ele se encontra?";
  8. A nomenclatura de algumas categorias devem ser modificadas pois não correspondem aos tempos de hoje da TV brasileira por mais que permaneçam insistentes pelos organizadores do prêmio e expõem certos preconceitos com os formatos atuais. Apresentador de Telejornal deve se chamar Âncora de Telejornal, Ator de Novela e Atriz de Novela devem se chamar simplesmente Ator de TV e Atriz de TV, Jornal de Televisão ser chamado de Telejornal e Animador (e Animadora) de Auditório deve ser rebatizado simplesmente de Apresentador (e Apresentadora) de TV;
  9. Uma data seja marcada para ser feita exclusivamente a entrega dos troféus aos artistas, os desta edição e os das edições anteriores, pois todo mundo gosta de ver a reunião dos artistas no palco
  10. Para os próximos anos, novas categorias devem ser criadas como acompanhamento da TV como ela é atualmente: Ator ou Atriz Mirim e Série, Minissérie ou Seriado; bem como a condensação da categoria de Melhor Programa de TV numa única só para não inflacionar as categorias dirigidas a esses programas de TV, pois dá a impressão de uma autopromoção e isso pega mal.
===================
(*) Sugestão para distribuição de blocos:
Bloco 1 - Música: Cantora, Dupla Sertaneja e Cantor
Bloco 2 - Jornalismo: Programa Jornalístico, Apresentador de Telejornal e Telejornal
Bloco 3 - Variedades: Programa de Entrevistas, Humorístico e de Auditório
Bloco 4 - Artistas: Apresentadora, Revelação e Apresentador
Bloco 5 - Teledramaturgia: Atriz, Ator e Novela
===================

E quem seriam os jurados? A previsibilidade imperada nos leva a também adivinhar quem iria para a bancada julgadora, no qual devem ser nomeados os seguintes 15 elementos. Alguns deles podemos adivinhar: Sônia Abrão, Nelson Rubens (presenças obrigatórias, presidentes do fã-clube de SS), Décio Piccinini, Leão Lobo, Chris Flores (o trio da "solução caseira"), Flávio Ricco (o sogro da Eliana), Fernando Morgado (que age como membro de fã-clube quando aborda SS, vide os livros que escreveu), Cristina Padiglione (a "menos pior" de todas, eu gosto dela particularmente), Marcelo Bartolomei (participou das últimas edições e ninguém nota sua presença) e Eli Correa (esse merece, bem ao gosto SBTista). Mas não descarto a participação de um blogueiro especializado em TV. Quem seria esse blogueiro?

Agora, sei que depois da morte de Plácido Manaia Nunes, as homenagens póstumas pararam de acontecer, mas não me conformo com o ódio que é ainda apregoado contra o Gugu Liberato mesmo depois de falecido (e pior, sendo ridicularizado e sua imagem sendo desconstruída), dá a entender que no mundo virtual ele é tão odiado quanto o Presidente da República e em contrapartida o SS é mais adorado que o Lula. Boa parte dos internautas do bem aguardam (e até cobram com razão do SBT) uma homenagem póstuma ao Gugu, que na história do TI arrebatou 11 estatuetas!
================
Valeu demais, Êgon! O espaço tá sempre aberto pra você aqui!

Comentários

  1. Retratação: Sobre o Programa do Porchat, acontece que mesmo fora do ar, suas entrevistas ainda estavam sendo compartilhadas aos montes nas redes sociais. É como se ainda estivesse no ar. Por isso peço desculpas por esta gafe.

    ResponderExcluir
  2. Somos humanos, erramos. Não precisa se desculpar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia