SBT, cadê o respeito ao telespectador?

Quem gosta de um bom folhetim latino corre o risco de perder as estribeiras de novo. Tudo porque o SBT pode colocar o projeto capitaneado pelo apresentador Dony de Nuccio numa das faixas dedicadas às Novelas da Tarde. E pior: vai manter em sua grade o Fofocalizando que, verdade seja dita, se fosse tão bom assim teria ultrapassado o Se Joga da Rede Globo e as novelas da tarde da RecordTV. Mas nos sentimos da obrigação de perguntar: cadê o respeito ao telespectador?

O público que assiste todos os dias aos capítulos da inédita A Que Não Podia Amar e da reprise de Abismo de Paixão pode simplesmente não ser o mesmo que gosta de um programa de entretenimento num horário em que o SBT compete com dois programas policiais e três folhetins. Será que, se isso se concretizasse, não seria uma boa ideia exibir as reprises às 15h e novelas inéditas às 15h45?

Bom, seria se o SBT respeitasse de fato o público que o assiste e o consagrou por essa característica: a de trazer novelas campeãs de audiência no estrangeiro para angariar alguns pontos aqui, e principalmente para dar uma diferenciada nas programações das emissoras brasileiras. Foi assim que a CNT conseguiu se aproveitar da amizade estremecida entre Televisa e SBT para, em 2010, trazer ao Brasil as reprises de A Outra e Manancial e a exibição inédita de Amanhã é Para Sempre, que foi redublada e reprisada pelo SBT oito anos depois.

Agora, porém, a CNT não tem como contra-atacar, já que 22 horas de sua programação foram absurdamente locadas pela Igreja Universal do Reino de Deus. E o SBT se transformou de fato na única emissora que exibe novelas made in Spanish. Só que, para total desespero dos fãs ardorosos das novelas mexicanas, o SBT pode diminuir mais ainda o espaço das tramas latinas.

E pensar que, nos anos 90, o SBT já exibiu três faixas de novela mexicana. E no horário nobre. Hoje, pode ficar com apenas um e, se bobear, pode extinguir a faixa como fez em 1993. Silvio Santos está brincando de fazer televisão, como se perdesse o gosto pela rede de televisão que ele mesmo ergueu nos anos 80.

Por isso, resta um apelo ao Sindicato dos SBTistas: se vocês gostam realmente de ver novelas mexicanas à tarde, façam um abaixo-assinado, soltem uma nota de repúdio ou coisa parecida, pra ver se Silvio desiste de extinguir a barra de novelas latinas assim como desistiu de exibir o Alarma TV. E se der certo, pode fazer até com que o Fofocalizando, tão escatológico quanto, saia definitivamente da grade e dê o tão sonhado espaço a Dony de Nuccio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia