O Carrasco de Walcyr

A ideia de escrever um artigo sobre o assombroso sucesso de Walcyr Carrasco partiu quando eu, Gian Carlos, editor-chefe deste despretensioso blog, estava assistindo os minutos finais do capítulo de 12 de outubro de seu mais recente petardo, A Dona do Pedaço. Nos últimos acordes de "7 rings" de Ariana, corri pro computador.

E eis-me aqui, pesquisando um pouco a história de Walcyr. Pois bem, a primeira novela de sucesso que ele escreveu foi Xica da Silva, da Rede Manchete, em 1996, ano em que nasci. Walcyr, porém, era contratado do SBT. Por isso, ele teve a sacada de colocar o pseudônimo de Adamo Angel pra que não dissessem que era ele o escritor nos créditos de abertura da história.

Essa história de escrever pra uma emissora sendo contratado de outra já aconteceu com a saudosa Ivani Ribeiro. Era 1972, ela estava na extinta Rede Tupi escrevendo Camomila e Bem-Me-Quer, um de seus maiores êxitos na casa, tanto que serviu de base para Amor Com Amor Se Paga, em 1984.

Só que Ivani também estava envolvida com os roteiros de O Leopardo, uma obscura novela da TV Record, que na época nem pensava em ser rede. Dizem que "santo de casa não faz milagre, mas ajuda". Por isso, ela escrevia Camomila e Bem-Me-Quer e supervisionava os roteiros de O Leopardo escritos pelo marido, Dárcio Ferreira, além de escrever alguns capítulos da mesma também usando um pseudônimo, Arthur Amorim.

Pois bem, voltando à 1996: Walcyr foi "surrupiado" pela Manchete para escrever Xica da Silva. E seu alter-ego, Adamo Angel, foi descrito por vários jornais como "um escritor esotérico formado na USP" [1]. Então, ele passou a mão na máquina de escrever e foi com tudo pros roteiros de Xica, que estreou em setembro de 1996.

A novela já estava no auge em abril do ano seguinte quando a máscara caiu. Descobriram que Adamo era Walcyr. E dizem que quem ficou mais estupefato com tal revelação foi Silvio Santos, aqui descrito como "O Carrasco de Walcyr". Então, como punição, Silvio teria mandado Walcyr escrever Fascinação, uma das novelas mais lembradas de sua carreira pré-Globo. Cá entre nós, uma puniçãozinha boa essa, hein?!

Hoje, com 19 anos de Rede Globo e com vários sucessos na conta, Walcyr novamente se entrega ao tipo de folhetim que o moldou para o êxito. E na minha sincera opinião, acho que A Dona do Pedaço deveria sim ser esticada até o fim de janeiro de 2020, pra não prejudicar  sua sucessora Amor de Mãe, de Manuela Dias. Nem que pra isso a folha de pagamento do povo que faz os bolos da Paz aumente consideravelmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia