O SBT FALIU [49º capítulo]: “Nem Aqui, Nem Agora”
Pois, depois de um mês de limbo, voltamos à carga, trazendo, mais uma vez, a produção mais longeva deste despretensioso blog. No ar, mais um chocante capítulo da sua novela-reality…
Vamos deixar as coisas claras: ninguém pediu a volta do Aqui Agora, principalmente do jeito que foi executada. A começar que, primeiro, falaram que Dani Brandi e o repórter Marco Pagetti seriam os âncoras. Depois, veio a estreia, na qual eles foram deixados em segundo plano, vide que o apresentador oficial agora era Geraldo Luís, outro que ninguém pediu pra voltar à TV. E mesmo sendo exposto ao ridículo, Geraldo não é milagreiro. Nem as cuecas do dito cujo tiraram a emissora do limbo: 4º lugar, 2,2 pontos de média e muita falta de criatividade.
Por muito menos, tiraram a novela Eternamente Apaixonados depois de apenas 5 capítulos. E aliás, a Televisa está dando uma dura lição ao pastor Rinaldi, à Sra. Beyruti e aos detratores das novelas mexicanas, vide que As Filhas da Senhora Garcia, novela das 21h, dá 3,5 de média em dias normais e até 5 às quartas, quando tem jogo na Globo, fazendo até Paulo, o Apóstolo, da Record, bailar pra ficar em 2º. Ou seja: custava ter mais paciência com Eternamente Apaixonados e menos com o Aqui Agora, cuja manutenção do programa na grade é um desrespeito maior com seu sanguinolento legado e com o telespectador normal que, fugindo do espreme-que-sai-sangue de Record e Band, quer o escape da realidade?
Aliás (hoje essa palavra não sai da minha boca), tudo começou a dar errado quando tiraram tempo local da grade entre 11h e 15h e realocaram entre 18h30 e 19h45. É que as afiliadas do SBT não têm força pra disputar contra Record e Band com policialescos locais. Deveriam se ater ao espaço local de meio-dia, que é o seu espaço clássico, e manter a grade nacional correndo livre desde 15h. E o que combate pra valer os Cidade Alerta e Brasil Urgente da vida? Novela! Em rede nacional!
Tanto é verdade que os melhores números das novelas mexicanas se davam quando elas ocupavam o horário entre 17h30 e 19h45. Todavia, agora o único canal com novela nesse horário é a Globo. E tem gente que odeia a Globo! Por que não fisgar essa classe de noveleiros que busca fugir da Record e da Band?! Isso, mais do que preconceito, é relegar a segundo plano uma parceria de 43 anos entre SBT e Televisa. Maior até que o vínculo dos Patati Patatá com a caserna da Anhanguera.
Mas, não… preferem insistir no erro e deixar o telespectador morrer à míngua buscando uma fuga da vida real. E não adianta trocar de direção. Demitir Letícia Flores, antiga diretora do falecido Tá Na Hora, e trazer de volta Leonor Corrêa para ocupar seu lugar é uma falta de respeito com a história das duas. Portanto, eu só tenho uma coisa a repetir sobre o “novo” Aqui Agora: ninguém pediu. E se ninguém pediu, é certeza que não vai dar certo.