O SBT FALIU [45º capítulo]: “Mudanças nada pontuais”
Pois eis que, mais uma vez, nós estamos aqui. De pés descalços (porque o chinelo ficou com o Macedão), com nariz de Pinóquio (porque o nariz de palhaço já tem dono) e com a cara mais lavada que a do Bacci comemorando quase 4 pontos do Alô Você. Eis aí mais um capítulo da sua novela-reality…
==============
Patrocínio: sem patrocínio dessa vez porque ninguém quer anunciar conosco.
==============
A Anhanguera resolveu soltar nas redes um comunicado tentando explicar o inexplicável: as inúmeras mudanças de programação que têm acontecido desde o fim de maio. Começa dizendo: “O SBT está empenhado em resgatar sua essência (…)”. Bom, digamos que o Sistema já resgatou sua essência. A essência da grade voadora, que tanto permeou a existência da emissora por longos anos.
“(…) reconquistar a audiência e honrar o título de ‘a TV mais querida do Brasil’ (…)”. Bom, se depender da Sra. Beyruti, nem querida, nem feliz, porque reconquistar uma audiência que migrou pras plataformas digitais ou, quando muito, foi zapear a Record, é uma missão impossível para uma rede que muda de grade como se mudasse de peça íntima a cada 2 minutos, por não se decidir com qual vai agradar o cônjuge.
“(…) Como já havia sido divulgado, a direção da emissora poderá promover mudanças pontuais na grade, com o objetivo de agradar e oferecer ao público o melhor da nossa programação”. Mudanças pontuais? Por onde que eu não vi?
Gente, é sério que vão cair no papinho da assessoria da comunicação da Anhanguera, que só aparece uma vez por ano pra tentar desmentir o indesmentível? Pelo amor de Deus, olhem pro passado. Teve algum produto que resistiu à grade voadora do Sistema, com ou sem Silvio? Ah, peraí… tem! O Fofocalizando, aquele que deixou de ser uma bosta (graças a Deus). Esse resiste por ser criação… do Silvio! Imagina o rebu que não ia dar por tirar uma atração planejada pelo eterno Patrão…
Mas a verdade é que a própria Sra. Beyruti esclareceu que: “Se der certo, mantém; se der errado, troca”. Por que, então, não fez isso com o Tá Na Hora quando teve a chance? A grade do Sistema só funciona das 20h45 em diante, e olhe lá! Afinal, estão tencionando tirar Chaves e Chapolin do horário nobre. Justo duas das maiores audiências da faixa, que às vezes dão mais até do que A Caverna Encantada, esse flop que ninguém pediu pra Dona Íris escrever.
O pior não é isso: o pior é repetir uma atrocidade já cometida no passado. Explico: em 2007, o SBT resolveu exibir Destilando Amor, a versão tequileira de Café Com Aroma de Mulher (sim, tequileira porque trocaram a bebida de pano de fundo), que foi um estrondoso sucesso de audiência no México. Acontece que, passados 17 capítulos (sim, 17), o Silvio mandou tirar do ar porque estava dando só 2 pontos de audiência. Quer dizer, então, que bateram o recorde de Destilando Amor? Sim, porque 2 pontos também era a média da primeira semana de Eternamente Apaixonados, novela que também deu o que falar em solo mexicano.
Porém, o “se der errado, troca” apareceu e, depois de exatos cinco capítulos, ou seja, a primeira semana da trama (sim, você não leu errado, cinco capítulos apenas), me lançam novo comunicado, dizendo: “Quem acompanhou o lançamento de Eternamente Apaixonados aqui no SBT agora pode continuar vivendo todas as emoções, segredos e reviravoltas deste grande sucesso do México no +SBT”.
Cinco capítulos! Tiraram do ar com cinco capítulos exibidos! “Se der errado, troca”. Lógico que ia dar errado! A divulgação foi demasiadamente porca… sem ofender às suínas. Qualquer produto pessimamente divulgado, principalmente pela Anhanguera, não vai dar certo! Cadê os anúncios bombásticos? Esqueceram “os 22 dias estão chegando” ou a “arma secreta”?! Muito me admira que o dorama Meu Amor das Estrelas esteja na média dos 3 pontos, com a pouca divulgação que tem.
O Twitter lotou de reclamação. Também pudera, né? A mais pedida pela fanbase das tramas mexicanas sendo limada da grade desse jeito abrupto… “Porcaria de emissora” foi palavra de luxo perto do que muita gente escreveu. Agora, o que não se pode aceitar é que o legado do Silvio como gestor de programação permaneça mais vivo que o legado dele na condição de comunicador. Sim, porque, pra quem não se lembra, em capítulos anteriores, atestamos que era ele o responsável por diversas traquinagens na programação do Sistema.
E agora, como que um tapa na cara dos telespectadores, a Sra. Beyruti (ou o pastor Rinaldi… ou o Mauro Lissoni, sei lá) resolve tirar do ar com somente cinco capítulos uma novela que, se fosse melhor divulgada, teria mais audiência e, consequentemente, faturamento e, com certeza, o potencial melhor explorado. Será que outras atrações que não pontuem bem (como o próprio Tá Na Hora ou o Bom Dia & Cia. com Patati Patatá) vão ser chutadas da grade tal qual Eternamente Apaixonados foi?
Aguardemos os próximos capítulos.