GBT [Gian Brincando de Televisão]: REDETV (episódio extra)
Pois bem, eu achei que não iria, em hipótese alguma, falar sobre a RedeTV. Porém, para evitar qualquer tipo de “injustiça”, a situação me obriga a voltar a Osasco, agora para falar sobre esta emissora que, por alguma razão desconhecida, ainda existe. Portanto, eis o episódio extra menos esperado do...
Herdeira direta da saudosa Rede Manchete, cuja péssima administração não ofuscou o sucesso de algumas produções nacionais e/ou estrangeiras, tais como Pantanal, Xica da Silva e, porque não, os Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, esta emissora está há 25 anos no ar. O que é um feito e tanto para uma administração que, mesmo conseguindo ser pior que a dos Bloch, angariou êxitos atemporais como o Pânico Na TV (um Jackass menos açodado) e os programas de João Kléber, a saber, único pioneiro a permanecer até hoje na emissora.

Mas é sabido que, assim como CNT, Rede 21 e afins, a RedeTV só sobrevive a base de vendas de horários para fariseus hipócritas e programas de baixo recurso anunciando produtos desconhecidíssimos do grande público. É esta prática que eu considero como encheção de linguiça, da qual a própria RedeTV é, nos dias de hoje, a maior fábrica. Por isso, inventei este logo acima.
Só que, se Andrea Dallevo, herdeira de 50% da emissora (sim, porque os outros 50% são da família do também animador Marcelo de Carvalho), disse que iria investir em teledramaturgia e outras superproduções, como é que vai fazer isso? Eu dou a dica: mudando, de uma vez por todas, a política de venda de horários da emissora, encaixando e amarrando seus programas de tal forma que a média-dia da emissora gire em torno de 1 ponto. Sempre, porque mais que isso a emissora não dá mais há muito tempo.
A grade deveria começar às 07h, herdando diretamente (infelizmente) dos horários já alugados por RR Soares. Neste horário, até 09h, deveria ser transmitido um jornal nos moldes do Brasil 07h, que a RedeTV fazia no começo: um noticiário matutino com uma pegada de revista eletrônica, cujo modelo poderia ser o Leitura Dinâmica, que se tornou um jornal de começo de madrugada (infelizmente também).
Aí, às 09h e com maior tempo de produção, o Fica Com a Gente permaneceria na grade, sendo exibido até 11h30, horário no qual as emissoras locais poderiam exibir sua programação local. Para SP/Osasco, a reativação do RedeTV Esporte, cuja exibição seria estendida até 13h30, seria a solução caseira mais barata, aproveitando que Ivan Moré ainda permanece contratado da emissora.
Entre 13h30 e 15h, um telejornal apenas para São Paulo não faria nada mal. E mais: ao invés de alugar os estúdios como tencionam sempre fazer, deveriam usá-los especificamente para este telejornal. De nada adianta se gabar de ter os estúdios mais tecnológicos do país se terceirizá-los é mais fácil que usá-los para produções, digamos… próprias.
O A Tarde é Sua, razão pela qual a grade inteira não traceja, poderia ser esticado até 18h, evitando-se, assim, que o outro cunhado, a saber, o Bispo Edir Macedo, continuasse se adonando do horário das 17h como sempre faz. E a jogada vem agora: o RedeTV News poderia começar a ser exibido exatamente aí, às 18h, indo até 19h30, lançando o Elas Em Jogo para este horário até 20h e dando espaço para que os sorteios das Loterias CAIXA virassem fixos na programação até 20h30. E imediatamente após, aí sim, poderia ser exibido o TV Fama, no lugar do RR Soares, cujo tempo de grade é maior que o de produções próprias da RedeTV. É isto o que deve ser feito: cortar o mal pela raiz.
O TV Fama seria exibido até 22h, onde a Faixa Nobre começaria a ser exibida, da seguinte forma: o Companhia Certa, de Ronnie Von, às segundas, o Ultra Prêmio às terças; o SuperPop às quartas; o Sensacional às quintas e o É Notícia às sextas, cada qual com uma hora e meia de produção, sendo exibidos até 23h30, horário para o qual seria deslocado e fixado o Leitura Dinâmica. O telejornal/revista eletrônica da emissora ficaria com uma hora de produção, permanecendo na grade até 00h30, horário no qual, aí sim, poderiam ser acomodados os horários alugados aos fariseus hipócritas, jogando a média 24h para o traço.
Um pouco mais complicado é o sábado. Sim porque, tirando o RedeTV News e o TV Fama, cujos programas já são exibidos ao longo da semana, as únicas produções próprias da emissora são o Operação de Risco (maior audiência dos sábados da casa) e o Mega Sonho (antigo Mega Senha). De vez em quando, aparece algum jogo do Campeonato Alemão (lê-se Bundesliga) para ser exibido no dia.
O que se pode fazer pra resolver isso é apelar para o modo Rede Brasil: encher o horário com séries e filmes antigos, o que é melhor e mais barato do que continuar sustentando uma grade bagunçada e cheia de horários loteados.
Algumas soluções caseiras poderiam ser facilmente adaptadas: o jornal entre 07h e 09h de segunda a sexta-feira poderia ser exibido também no sábado. Entre 11h30 e 14h, horário no qual as afiliadas da RedeTV exibiriam suas produções locais, o RedeTV Esportes especial, sem precisar exibir o telejornal local junto.
Quando houvesse algum jogo da Bundesliga, a transmissão começaria às 14h e terminaria às 16h30, horário no qual seria exibido o NFL Show até 18h. Caso não houvesse Bundesliga, o NFL Show começaria às 15h30. Os horários do RedeTV News, do Elas Em Jogo, dos sorteios das Loterias CAIXA e do TV Fama continuariam os mesmos já sugestionados. E entre 09h e 11h30 e entre 14h e 15h30 (caso não houvesse Bundesliga), estes seriam os horários para a exibição de filmes e séries antigos, como propus.
Às 22h, após o TV Fama, seria exibido somente o Operação de Risco, indo até 00h30, transferindo o Mega Sonho e outros game-shows apresentados pelo Sr. Marcelo de Carvalho para domingo, cujo dia é mais competitivo e, se melhor ajustado, pode trazer melhor sorte para a emissora.
Os horários alugados para fariseus hipócritas iriam até 08h30 de domingo. A partir daí, a grade seguiria com o independente Mundo Empresarial e o bingo São Paulo Dá Sorte até 10h. E entre 10h e 11h45, a Ultrafarma poderia alugar este espaço exibindo seus programas (sim, só os programas, sem precisar transmitir a missa), seguindo com os também independentes Apeoesp e A Hora e a Vez da Pequena Empresa até 12h10, horário no qual seria transmitido o novo João Kléber Show.
Sim, novo. Afinal, o próprio João Kléber deveria formatá-lo para ser exibido à essa hora. Quando houvesse NFL, seria exibido até 14h30; quando não, até 16h. Ia cansar a paciência de muita gente? Ia, mas é o que temos. Seria secundado pelo Geral do Povo. Quando houvesse NFL, seria exibido entre 14h30 e 17h; quando não, entre 16h e 20h. E aqui está outra jogada: exatamente às 20h, e sendo exibido até 22h, seria exibido o Mega Sonho ao vivo (somente quando não houvesse transmissão da NFL).
Aí, o espaço cedido ao PodK Liberados do senador Jorge Kajuru (quem diria que eu ia escrever nesses termos algum dia, hein?!) dependeria muito. Quando houvesse NFL, seria exibido entre 23h30 e 00h30; quando não, entre 22h e 23h30, sendo secundado pelo famigerado Festival de Prêmios, que, aí sim, seria exibido até 00h30.
Bem, este é, por enquanto, o último artigo para o GBT. Quando houver alguma emissora que precise ser passada a limpo para manter-se no ar, voltarei com a série em questão. Até a próxima!