O SBT FALIU [28º capítulo]: "Planejamento? O Que é Isso? (Parte II)"
Todo bom seriado que se preze tem episódios que são tão impactantes que ganham uma segunda parte. Levando-se isso em consideração, este capítulo é a 2ª parte do anterior. Sejam bem-vindos à nossa novela-reality...
===============
Patrocínio: Cebolas Noriega. Cada vez que você encosta, ela é quem começa a chorar... 😀😁😂
===============
Se faltava algum motivo para colocarmos mais um capítulo da nossa novela-reality no ar, ora, não falta mais.
Corre na imprensa o bochincho, confirmado pelo Sistema ainda há pouco, de que Amanhã é Para Sempre, novela que já foi exibida duas vezes no Brasil (estreou na CNT em 2010), será re-reprisada no SBT. Pois bem, após o editor-chefe assistir ao mais recente vídeo do Almanaque Latino no YouTube, no qual o estudioso Thiago Fernandes desceu o sarrafo na falta de planejamento do canal em relação às novelas mexicanas, a raiva começou a subir. E piorou quando viu a confirmação, também em vídeo, da ausência não só de planejamento, como também de vergonha na cara do Sistema.
Começa que, se o lugar-tenente da Anhanguera não encasquetar e jogar todo este planejamento imbecil pro ar, a programação será a seguinte: Casos de Família às duas e quinze (com o mesmo formato de sempre e catapultando praticamente todas as versões locais da "hora da venenosa" da Record pra liderança), Roda a Roda Jequiti às três e quinze (sim, com a Patrícia, o que já devia ter acontecido há muito tempo, mas à noite), a bosta do Fofocalizando às quinze pras quatro e as novelas da tarde às cinco, na hora do chá inglês.
Já a grade noturna, desde o fim precipitado do remake de A Usurpadora, que não fracassou por causa do público conservador do Sistema, fracassou pela bagunça na qual a grade se encontra, com quebras de público gritantes e intervenções diretas de Silvio Santos por telefone, continua na mesma situação, com o Diário Oficial da U... ops, SBT Brasil às quinze pras sete, Carinha de Anjo às oito e meia (com capítulos com duração de longa-metragem) e o Ratinho às dez e quinze (quando não há futebol) entregando pra o que vier dali pra frente.
Isso sem contar um programa policial, um programa de entretenimento e um programa infantil que não combinam entre si em momento algum pela manhã, seriados da Nick em looping (embora deem certo na audiência e já estejam negociando outros, só exibem os mesmos herois) e seriados antigos de cachorros que só dão traço aos sábados e os domingos que fazem referência àquela série antiga, Os Intocáveis, sendo que só mexem na grade antes das 11 da manhã e depois da meia-noite.
Percebem o caos em que se encontra a programação do Sistema, amigos? É um balaio que nem gato suporta de tão bagunçado que tá. E o Silvio ainda quer ressuscitar o Bozo?! Pra quê? Pro brasileiro se sentir confortável assistindo o SBT, já que todo dia nós somos feitos de palhaços?
- Primeiro: isso não é uma grade, é melancia com farofa. Quem dela comeu ainda diz que nunca experimentou uma picanha malpassada desse naipe.
- Segundo: não faço a mínima questão de perguntar onde enfiaram Se Nos Deixam, que tanto anunciaram até agora. Tenho medo de que me respondam com grosseria.
- Terceiro: se vocês observarem o capítulo anterior, verão que o Sistema está acometido de cinco vírus, daqueles que nem vitamina C e cama resolvem.
- E, óbvio, quarto: não foram apenas os fãs de novelas mexicanas que se sentiram trouxas com as grades voadoras do SBT. Se o Thiago tiver um tempo pra ler os 27 capítulos antes deste, verá que o buraco é mais embaixo do que se pode imaginar. Muito mais embaixo.
Se não se resolver o que o capítulo 27 desta novela-reality apontou e as cabeças "pensantes" do Sistema (Pelégio, Fraga, Maciel e tantos outros) não pensarem numa maneira coerente de colocar uma grade coesa e forte o suficiente para que as "colegas de auditório" do "Patrão Superstar" não se desviem para a Record nem para a Band, o SBT vai declarar falência antes mesmo da Globo (que tá caminhando a passos largos pra isso) e, finalmente, esta novela-reality chegará ao seu fim.
Por isso, enquanto o documento que comprova a falência do Sistema Brasileiro de Televisão não vier a público, aguardemos os próximos capítulos.