O SBT FALIU [21º capítulo]

Acredite se quiser! Essa história parece estar muito longe de um fim. Ou será que não? Enquanto o último capítulo não chega, acompanhe este. No ar, a sua novela-reality campeã de audiência.
Capítulo dedicado a Gabriel de Oliveira, colunista do portal TV História.
==============================
A gente avisa, e dizem que quem avisa amigo é. Mas parece que não nos ouvem. Presumidos e convencidos, os diretores de "porta-de-cadeia" do Sistema andavam numa empolgação de dar gosto por causa da Libertadores, sem se dar conta que o deles também poderia estar na reta. A mais recente saída (e por decisão própria, pra nossa surpresa) foi a de Maisa, que cresceu e amadureceu na Anhanguera. Há rumores de que tal decisão foi tomada imediatamente depois da participação do pé-frio televisivo Maurício Meirelles, mas aí já são outros 500.

Quer dizer, outros 500 que foram relacionados na lista de dispensa da emissora. Roberto Cabrini, Rachel Sheherazade, equipes de produções do Topa Ou Não Topa, por exemplo. Raul Gil, infelizmente, permanece como contratado vitalício do SBT. De sua produção, porém, pouco restou. Talvez Raulzinho, filho e diretor-geral do programa do pai, tenha conseguido assumir um cargo administrativo.

O jornalismo caminha a passos largos para uma entrega total à CNN Brasil; o entretenimento, de fato, está voltando aos poucos, ou sem a presença da plateia ou com plateias virtuais, que às vezes não se empolgam com a atração que estão vendo; os únicos programas infantis das quatro maiores emissoras do país (porque a RedeTV finge que é grande) só vão contar com os desenhos, pois a produção do Bom Dia & Cia. também foi pro limbo, apesar dos esforços em vão de Silvia Abravanel (que sabe Deus como deve voltar à telinha).

E a quem interessar possa: o Primeiro Impacto, na teoria, pertence ao jornalismo do SBT. Mas na prática, o que se vê é uma dupla sem dinâmica, sem carisma e com total falta de bom-senso (Dudu Camargo & Marcão do Povo) apadrinhada diretamente pelo lugar-tenente da Anhanguera e que, se bobear, pode acabar escanteando Marcelo de Nóbrega e assumindo o banco d'A Praça é Nossa para alegria do patrão superstar.

As debandadas seguem também na teledramaturgia do Sistema. Infelizmente, muitos profissionais foram demitidos sem dó nem piedade. E Chiquititas está sendo reprisada pela enésima vez, numa lavagem cerebral orquestrada magistralmente por Murilo Fraga (diretor de programação), Fernando "Pelego" (diretor de produção) e pelo holandês Richard "Vaun" Van Esch (assessor internacional). Tudo para fazer com que muita gente acredite que o elenco infanto-juvenil da trama não cresceu.

Não atoa, muitos ficam até surpresos com declarações e postagens de Cinthia Cruz, por exemplo. E o fã-clube há de me descer o sarrafo (e com razão): das tramas infantis nacionais do SBT, a única que eu gostei mesmo foi Carinha de Anjo. Das outras, passei muito longe. Isso justifique o porquê de eu não mencionar o nome da personagem de Cinthia na história. O que me interessaria dela é o agora, quando ela está com 20 anos (se não me engano).

E já que falei em teledramaturgia, no Pelego e no Murilo, é bom avisar já: os dois que abaixem a cabeça, porque vai sair pedrada! A cúpula do SBT (além dos dois já citados, o Silvio e o CEO José Roberto Maciel) dá uma promoção FDP ao Triturando, a aberração mais esdrúxula que a Anhanguera pariu, e menospreza as novelas mexicanas, que levantam a audiência das tardes. Há algumas semanas, o Cidade Alerta vem passando um sufoco danado com a dobradinha O Que a Vida Me Roubou - Quando Me Apaixono.

E falando do holandês Richard "Vaun" Von Esch: segundo o Notícias da TV, Vaun está no SBT desde 2002, quando a 2ª grande onda de grades voadoras iniciou seu ciclo, o que talvez possa salvar por um pouquinho a reputação de Silvio Santos como dono do Sistema. Explico: muitos portais (inclusive esse) baixaram o cacete em Silvio pelas tomadas de decisões equivocadas e, por vezes, até excêntricas no pior sentido.

Então eu pergunto: será que a minha hipótese de que o Silvio desenvolveu o Transtorno Neurocognitivo Maior (TNM) por causa de Vaun está errada? Parem pra pensar: Vaun é quem influencia diretamente em todas as decisões de Silvio desde 2002! Então, podemos afirmar categoricamente que, se o SBT falir de fato, Richard Vaun será o responsável direto por isso.

Aliás, só quem é youtuber vai entender: se Vaun quisesse realmente entender do que o brasileiro gosta, fizesse como sua compatriota Nienke, que com seu carisma e simpatia de sobra pesquisa a fundo tudo a respeito do nosso país. Claro que ainda há muito pra ela pesquisar, afinal o Brasil é rico em muitas coisas.

Comentários

  1. A crise tá braba na Anhanguera! Minhas impressões:
    1 - Eu aplaudo a saída da Maísa Silva. Eu já não ia com a cara dela desde que ela foi arrebanhada pelo Abravanael e ganhou fama de menina burra e malcriada, programada para satisfazer as vontades de seu Patrão. O pior é que o dito cujo não gosta do formato de um programa que conquistou em cheio o telespectador, porque o SS não chama o "seu" público telespectador de "traidores", ao invés de acusar pelas costas a falta de fidelidade de certos artistas que estão indo embora por não mais aguentarem trabalhar no Sistema (pilhados também por uma legião de falsos-fãs que só gostam de certas pessoas pela camisa que vestem e não pela sua reputação).
    2 - Quanto ao Raul Gil, ele vai ser tratado como a Dercy Gonçalves: tem contrato mas não tem programa. Há boatos de que ele não quer saber disso e que também quer dar um fora de lá, a não ser que ele perca o programa. Aquela queda na escada lhe fez perder a mobilidade, sinal de que os ultrapassados programas de auditório, que ainda são feitos à moda antiga, já estão liquidados, mas as emissoras não se tocam.
    3 - Independentemente da CNN Brasil invadir as madrugadas SBTistas, tô sentindo que essa bosta de Primeiro Impacto pode ser deslocado para o horário pra concorrer com Cidade Alerta, Brasil Urgente e Alerta Nacional, se o SBT Brasil sair do ar.
    4 - O Murilo Fraga é também conhecido como um carrasco para os fãs do Chaves e do Chapolin. Foi ele que engavetou um monte de episódios antigos e considerados "semelhantes" por longos anos e determinou a retirada do ar das séries entre 2002 e 2005. O "Pelego", coitado, está neutralizado, no fundo tem vontade de pegar o avião e negociar direto com a FIFA a transmissão da Copa de 2022 (que a Globo está 50% fora), mas tão olhando feio pra ele depois que comprou a Libertadores e tão cobrando dele (no parágrafo abaixo darei mais detalhes). Agora esse Vaun, não duvido que é um holandês radicado nos Estados Unidos (parece ser tratado como vizinho pelo dito cujo na Flórida), obcecado por numerologia e que se tornou um "guru" para o Abravanel determinando os horários, os formatos e os nomes dos programas que ia colocar no ar. Confiar nesse velhaco é como brincar de fazer televisão e televisão é coisa séria. É o que eu chamo de ESTILO MESSIÂNICO de fazer TV.
    5 - Sobre a tal pressão ao "Pelego": a mídia chapa-branca meio que "pressiona" o SBT com índices de audiência, está fadando ao fracasso a transmissão da Libertadores, só porque a Record foi espertalhona demais e lançou aquele reality de nome sem criatividade "A Fazenda" na semana que antecedeu o retorno do SBT ao futebol a ponto de manipular o IBOPE e se dizer "líder de ponta a ponta". Numa dessas, o SBT pode do nada renunciar aos esportes e, quando você tiver aguardando um jogo decisivo do seu Flamengo na competição, você se deparar com o seguinte comunicado: "O SBT acaba de devolver a Conmebol os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América pelo fato de não ter alcançado a meta de audiência prometida pelos patrocinadores que adquiriram as cotas comerciais para viabilizar nossa cobertura. No entanto, nesses tempos de crise causada pela pandemia do Covid-19 e temendo uma fuga de anunciantes, a direção da emissora decidiu encerrar o núcleo de esportes para evitar correr riscos que levariam o SBT a um prejuízo histórico. Excepcionalmente, no horário reservado aos jogos, iremos apresentar os melhores momentos do Programa Silvio Santos. Pedimos a sua compreensão".
    6 - Pra terminar, recomendo a ti o canal Horário Nobre do YT, de Rodrigo Callegari, filho de ninguém menos que LUCIANO CALLEGARI. Ele tá publicando uma série de vídeos que o próprio Luciano conta a história de sua vida. Tem também lá outra série "O SBT Que Eu Conheci", contando de uma maneira diferente a história da emissora, descentralizando na imagem do Patrão Superstar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia