Agora a coisa vai. Será?


Há muito tempo, muito se fala em adiantamento de grade para a Rede Globo. Isto é, exibir programas mais cedo não apenas às quartas-feiras, mas todos os dias. Mas, conhecendo o que se entende por Globo, diferentemente de SBT e Record, que recentemente abriram a porteira para as redes sociais liberando fotos internas, penso que os apelos do público que a alimenta com audiência são tomados em vão. Explicarei mais tarde.

A coisa começa a complicar já nos horários locais, passando por Globo Esporte e Jornal Hoje, este não muito afetado pela falta de audiência. O Vídeo Show anda combalido há tempos, principalmente depois que surgiu o quadro A Hora da Venenosa dentro do Balanço Geral da Record paulistana. Com a Copa, o programa certamente teria fim. Não teve, pois foi pra Internet, e aí está a sobrevida do programa, que pode ser sim trasladado pra Internet se pensar bem.

A Sessão da Tarde, por sua vez, também anda com as pernas bambas. Sua audiência é instável pois, dependendo do filme, pode ganhar ou perder pontos. Talvez este critério fora levado em consideração em 2014, ao invertê-la com o Vale a Pena Ver de Novo. Quatro anos depois, se vê que de nada adiantou.

Malhação também estava no caminho certo. Mas foi só mudar um fio condutor de sucesso para jogar o esterco no ventilador e adaptar uma trama de fora. Tá dando no que tá dando. Em condições normais, daria até um ou dois pontos se fosse no SBT, que já está mais que acostumado a exibir ou adaptar histórias mexicanas.

As escolhas das novelas de horário nobre também não se mostraram um bom acerto. Que o diga o próprio Sílvio de Abreu, que inventou Belíssima, de início mal das pernas. Orgulho e Paixão daria certo sim, se fosse das 7, pois parece que foi inventada justamente pro horário hoje ocupado com Deus Salve o Rei, uma história que, de tão fajuta, não parece ser escrita por Daniel Adjafre (um grande autor) e dirigida artisticamente por Fabrício Mamberti (um excelente diretor) e, para culminar, não devia nem ir ao ar.

E Segundo Sol, escrita pelo JC Carneiro de Avenida Brasil, dirigida por Dennis Carvalho (?!) e que pelo jeito segue o filão imposto por Avenida. De acerto, mesmo, apenas Onde Nascem Os Fortes, uma trama certa para o horário certo com um fio condutor piamente qualificado para as 23h (embora, em tempos de Copa, seja das 22h30).

Hoje, porém, li uma boa notícia que o RD1 (um dos meus portais preferidos para ver notícias da TV) publicou e, se permitirem, reposto na íntegra para depois discorrer sobre o assunto:

"A Globo já acertou, com a Conmebol, a aquisição dos direitos de TV aberta para transmissão dos jogos da Libertadores – e para TV fechada, via SporTV. Agora, terá de rearranjar a grade, precipitando o término da novela das 21h para atender aos novos horários do campeonato. Segundo informações do jornalista Rodrigo Mattos, do "UOL Esporte", as partidas terão início às 21h30; não mais às 21h40.
A emissora, a princípio, resistiu à mudança. Acabou cedendo diante dos argumentos da Conmebol: melhor atendimento ao torcedor que comparece ao estádio – que não terá de voltar para a casa tão tarde –, e aos mercados que consomem os jogos (com times de outros países).
Às quartas-feiras, as disputas serão realizadas às 19h15 e às 21h30. Nos outros dias, 19h00, 21h00 e 23h00 – neste último caso, apenas partidas que não se aplicam ao Brasil. Este novo “desenho de grade” atende ao intuito da Conmebol, que passará a gerar as imagens da Libertadores.
A instituição também estabeleceu que a tabela do campeonato será definida sem interferência das TVs (a FoxSports também integra a “equipe”). Assim, a Conmebol promoverá um rodízio de times às quartas-feiras, impedindo as emissoras de optarem pela veiculação de jogos de um determinado clube – a Globo é acusada, nas redes sociais, de dar preferência a Flamengo e Corinthians."

A Conmebol, pelo menos, entendeu o lado mais fraco e resolveu apertar o mais forte. Pior, porém, continuará sendo para o mais fraco, até porque quem perderá facilmente com isso é o que se chama de Novela das 9. O Jornal Nacional, por exemplo, continuará sendo exibido às 20h15 nas quartas, mas isso não significa que a novela das 9 vá ganhar alguns minutinhos a mais.

Se continuar nesse estágio, pode ser que a novela das 9 nem vá pro ar às quartas. Duvidam?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia