Globo fazendo globice [4º episódio]: “Além do Tempo Perdido”
Estamos em meio a uma Copa do Mundo recheada de grandes nomes que estão atuando pela última vez como Messi e Cristiano Ronaldo, ou nomes da nova geração já consagrados firmando seus nomes na história como Mbappé, Haaland e Vinícius Júnior. Todavia, aqui no Brasil, o que mais tem repercutido não é o desempenho dentro de campo em si, e sim o extracampo provocado, em parte, pela CazéTV, canal do YouTube controlado totalmente pelo conglomerado Livemode. Mas o nosso negócio não é YouTube. A TV aberta, por dominar mais de 60% da audiência do povo, sempre foi, é e sempre será o foco central do TVer Ou Não TVer.
E na TV aberta, a Globo domina a audiência com folga (novidade). Só que suas equipes de narração, além das péssimas condições das cabines de transmissão dos estádios americanos, têm sofrido um bocado. Everaldo Marques, o nerd da turma, que o diga. No jogo entre Brasil x Escócia, além de ficar mais de cinco horas no ar, ainda suou a camisa por honra da firma. Não é fácil ter que ser guindado a número 1 da Copa por uma fatalidade. Sim, porque a neoplasia sofrida por Luís Roberto é uma fatalidade. Tá se recuperando bem? Tá, mas tá fora da Copa.
Quem merecia ter mais chances aqui? Vinícius Rodrigues, que tem se mostrado coeso e seguro quando acionado, e Paulo Andrade, contratado a peso de ouro da ESPN, que não deveria ser o número 2 do SporTV. O lugar dele é na TV aberta. Deixa esse posto pro Villani. Que, aliás, foi guerreiro no jogo entre Japão x Suécia. Aguentou o máximo possível pra não errar na pronúncia do nome do meio-campista Sugawara. Esse jogo deu mais IBOPE que todos os capítulos da novela das 7, Coração Acelerado.
E falando em novela: que a Globo voltou a colocar sua teledramaturgia numa estratégia kamikaze terrível, voltou. A própria Coração Acelerado, que na TV aberta não pegou mesmo (e principalmente no Rio de Janeiro, onde o ritmo sertanejo sofre mais preconceito), já ficou seis dias sem ser exibida. O problema, porém, é que Quem Ama Cuida, novela das 9 recém-lançada pela Globo, escrita por Walcyr Carrasco e Cláudia Souto, que vem sendo amplamente elogiada por público e crítica, está sendo jogada aos leões dos horários aleatórios. Aprenderam a fazer grade voadora com o SBT, é isso?
O pior é que na quarta-feira 24, quando o Brasil surrou a Escócia por 3x0 (seria 4 se o árbitro César Ramos não tivesse roubado na cara dura um gol do Vinícius Júnior), as únicas novelas que foram exibidas foram as reprises. Além do Tempo conseguiu 14 pontos, mesmo índice de Avenida Brasil, que também não tem sido exibida regularmente. Na hora de Quem Ama Cuida, ou seja, às 21h10, começou o Jornal Nacional, que deu, pasmem, 30 pontos! Em dia de jogo do Brasil, uma audiência que as próprias novelas sofrem pra tentar chegar perto o JN conseguiu segurar fácil! Só que quando a Copa acabar e os horários eleitorais gratuitos de 25 minutos à tarde e 25 à noite começarem, como a Globo redesenhará a programação? Vai empurrar o Jornal Nacional pra 20h55 e Quem Ama Cuida pra 21h40, jogando a média da novela pra baixo? A ver.
Ainda falando em novela: a Globo está movendo todas as fichas, aqui e lá fora, para impedir o avanço da CazéTV. Já começou convencendo a CBF a apear a Livemode das conversas para as negociações dos direitos de transmissão da Copa do Brasil. E está lutando, junto à FIFA, para buscar meios de conseguir a exclusividade de todos os jogos da Copa de 2030, evitando que outra TV aberta ou mesmo a própria CazéTV transmitam sem seu consentimento. Mas, assim como não se cumpriram as previsões sobre a invasão alienígena que ocorreria no jogo entre Brasil x Escócia (a vidente que inventou isso sumiu, inclusive), isso não vai tão longe. Até porque a Globo sabe que tentar derrubar a CazéTV pelo mesmo motivo que a faz lucrar atualmente com as transmissões de futebol (ou seja, as bets) é um tiro de bazooka no próprio pé.
E por falar em tiro no pé: todo mundo já sabia que a contratação de Virginia Fonseca por parte de Luciano Huck iria ser ruim para ambos os lados. Do começo ao fim, ela foi criticada. A iniciativa foi criticada. E o quadro do qual ela participava foi criticado antes, durante e depois de ir ao ar. Tanto que, depois de duas semanas de tortura, pelo menos, por enquanto, Virginia não mais aparecerá no Domingão com Huck. O substituto da “influencer” será o Lata Velha. Claro que disseram que as portas pra ela continuam abertas, mas não estipularam um prazo pra ela aparecer de novo no programa. Até lá, Virginia vai tratar de aparar as arestas com o camisa 7 do Real Madrid e da seleção, com quem voltou a se relacionar (para nossa tristeza).
