Rápido e Rasteiro #01

A partir de hoje, este blog ganha uma coluna onde o editor-chefe dará sua opinião sobre diversos assuntos (em um único parágrafo por tema) relacionados à TV aberta brasileira, que segue em franca decadência de criatividade e investimento.

Fora da fábrica de linguiças
Primeiro foi o ex-marido, agora foi a ex-mulher. Depois de 25 anos, finalmente Luciana Gimenez deixou a RedeTV, lugar onde obteve mais reconhecimentos devido ao comando do SuperPop, um dos programa-chave da fama da emissora. Não foi coincidência ela ter saído quase que imediatamente após Marcelo de Carvalho, seu ex, vender sua parte do frigorífico a Amilcare Dallevo. E também era sabido que, de certa forma, a esposa deste, Daniela Albuquerque, tinha lá uma inveja da ex-esposa do ex-sócio do seu marido. A coisa tá tão feia que até Antonia Fontenelle, uma das eternas caras do bolsonarismo digital, disse querer o lugar da demissionária, exigindo até que trocasse o nome do programa porque “SuperPop tá batido”. Na prática, seria trocar seis por meia-dúzia, pois foi este um dos programas que deu notoriedade ao atual prisioneiro ex-presidente da República.

Globo não admite a derrota
O que Gabriel Priolli disse à revista Intervalo em 1988 pode acabar se cumprindo quatro anos antes do previsto: a Globo perdendo relevância e audiência. Não basta a reprise de Rainha da Sucata alcançar os níveis mais baixos de audiência do Vale a Pena Ver de Novo em 20 anos e nem Coração Acelerado, atual novela das 19h, começar com 19 de média, números que a Globo raramente via no horário nobre (19h às 22h)… agora a Globo agora está autorizando suas afiliadas a não mais assinar os serviços de audiência em tempo real do IBOPE. A EPTV (Campinas), a RBS TV, a NSC TV (Santa Catarina), a Rede Amazônica e agora a Rede Bahia, emissoras que claramente estão perdendo audiência em horários estratégicos, pararam de lidar com o IBOPE em tempo real. Perder pro Alô, Juca em Salvador foi a gota d’água pra Rede Bahia desistir do IBOPE de uma vez por todas. Se continuar assim, a Globo desiste de vez da TV aberta ainda esse ano, vai vendo.

Sabotador… da Anhanguera
Está mais do que claro que Mauro Lissoni está sabotando a grade da própria emissora na qual trabalha. Defensor ferrenho do retorno do Aqui Agora, retorno esse que nunca deu certo, faz de tudo pra não divulgar corretamente as novelas mexicanas, um dos poucos pilares de sustentação da grade diária do SBT. Segunda-feira 19, às 21h, estreia Presente de Amor, novela recente, produzida por Silvia Cano e protagonizada por Alejandra Robles Gil, as mesmas de Eternamente Apaixonados, que fora cancelada após 5 capítulos. E a divulgação não foi tão massiva quanto eram as das novelas infantis que Dona Íris escrevia. A título de comparação, A.mar, até então a novela das 21h do Sistema, obteve 2 pontos de média geral e recebeu muito menos divulgação que a insossa A Caverna Encantada, que fez 1,5 de média e foi o maior fracasso da história teledramatúrgica do SBT. Acredito que Lissoni já deveria ter sido, há muito tempo, substituído por Jefferson Cândido. Esse sim entende o público da emissora.

Postagens mais visitadas deste blog

Ratinho, COMPRE O SBT!!!

O SBT FALIU [41º capítulo]: "Já Chegou a Grade Voadora!"

O SBT FALIU [42° capítulo]: "Big Sistema Brasil"