O SBT FALIU [43° capítulo]: "A Volta dos Que Não Foram"
Finalmente, taí um bom motivo pra voltar (e olha que voltar é a palavra-chave deste capítulo) ao TVer Ou Não TVer: a volta da sua novela-reality…
==========
Patrocínio: Funerária Leva e Não Traz. Se trouxer, é porque não tá realmente morto. 😂😂😂
==========
Pois é, meus amigos. Eis que chegou o dia esperado, desejado e tão sonhado pelos SBTistas mais fanáticos: o dia fatídico do anúncio da nova/velha grade do Sistema.
A Sra. Daniela Beyruti, pessoa que, repito, está mal assessorada espiritualmente (e um dos motivos será abordado ao longo deste capítulo), apresentou à imprensa uma programação nova que, se ela incorporar à sua rotina um hábito que seu saudoso pai conservou (e que nós já abordamos com riqueza de detalhes nesta trama), vai cancelar antes de segunda-feira, dia 19, dia que poderá ser o de lançamento da grade nova.
Bem, a começar que o SBT News deixará de ser um mero jornalístico das madrugadas para se tornar um canal de notícias, vide que o dono da Rede Mais Família, pastor Rinaldi Faria, artífice maior do estrago a ser comentado aqui, está há muito tempo com pretensões de ceder a concessão de Santa Inês, MA, para a emissora da qual é o consultor-mor mais ativo. Portanto, o SBT News será desmembrado em dois telejornais: o estreante SBT Agora (02h45-04h45), que mantém o excelente Marcelo Casagrande nas madrugadas, e o renascido SBT Manhã (04h45-07h), que será comandado pelo igualmente competente Darlisson Dutra.
Eis aí o primeiro erro: trazer de volta um nome que, diga-se de passagem, cumpriu bem sua função na década de 2010, apesar dos atropelos do falecido lugar-tenente da Anhanguera. Cadê a criatividade do pessoal? Já inventaram o Programa Cor-de-Rosa, o Charme, o Quem Convence Ganha Mais… precisava mesmo ficar sem inventar um nome comercial e competitivo pro noticiário?
A seguir, o segundo erro: a grade continua, nesta ordem, com o “espreme-que-sai-sangue” Primeiro Impacto (07h-09h), do insosso Marcão do Povo, o também renascido Bom Dia & Cia. (09h-11h) com os Patati Patatá e, restrito para São Paulo, o Alô Você (11h-13h), cujo bordão eternizado por Fernando Vannucci será estragado por Luiz Bacci, vide que o formato a ser utilizado neste programa será o do baiano Alô Juca, da TV Aratu, um policialesco comandado por Marcelo Castro. É sério: ninguém pediu a volta dos palhaços e, principalmente, ensanduichados por dois noticiários policiais. O retorno de Patati Patatá só se dá por causa do pastor Rinaldi, que é, por via das dúvidas, proprietário da marca.
Aliás, foi a própria Sra. Beyruti que, na mesma coletiva de apresentação da grade “nova”, disse algo a respeito desses noticiários sensacionalistas que ela própria bancou durante um ano e meio: “O que a gente tá passando é muito ruim. (…) Muito disso faz mal, faz mal pra quem assiste, não cai legal”. Não são minhas palavras, são palavras da presidente do SBT! Se ela própria admitiu, em uma anterior reunião interna com as afiliadas, que o SBT está copiando a Record, quem sou eu pra discordar? Bom, antes tarde do que nunca.
Ah… e tem outro detalhe: dentro do Primeiro Impacto, entrará um segmento chamado Bom Dia Esperança, que será comandado pelo amaciante Deive Leonardo, pessoa a quem a Sra. Beyruti tem um apreço enorme. Sim, amaciante! Nenhuma pregação deste anátema é calcada totalmente na Palavra de Deus. Por exemplo: o sermão 40’ é tão contrário à Palavra que o único jeito de combatê-lo é pregando um sermão baseado nas Escrituras. Já em Aumente Sua Fé, nas palavras do cristão Zé Bruno, “(…) Deive apresenta Deus como coadjuvante do fiel sonhador, não como protagonista. Sem falar que o Deive não disse aos ouvintes como discernir se um sonho é de Deus ou não”.
Portanto, devemos lembrar à Sra. Beyruti que, em Gálatas 1:7 (NTLH), o apóstolo Paulo escreveu o seguinte: “Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo.” E no versículo seguinte, ele deixa claro que aquele que anunciar um evangelho diferente do pregado na Palavra deve ser amaldiçoado, não presenteado com um quadro dentro de um jornal policial.
E sobre os programas infantis: não vai ter só a volta dos palhaços e, ao mesmo tempo, do Bom Dia & Cia. Vai ter um desenho chamado A Turma do Silvinho, que será, sem sombra de dúvidas, mais um objeto de adoração dos SBTistas fanáticos e da própria emissora ao saudoso Patrão. Também restrito para São Paulo será um bloco de 45 minutos do Chaves (13h-13h45).
A partir daqui, uma correção de rota tardia, mas que visa acabar de uma vez por todas com o principal desgaste da grade: as novelas infantis. A Caverna Encantada passará a ser exibida às 13h45, possivelmente na volta da rede, substituindo a reprise de Quando Me Apaixono. Eis a primeira morte da barra de novelas mexicanas. A segunda será quando, terminada a enésima reprise de A Usurpadora, Christina Rocha regresse ao SBT com o seu infalível Casos de Família (14h45-15h30), programa que encerraram alegando desgaste. Bom, pelo menos vão voltar ao patamar de 2017-18, quando o Casos era anterior ao Fofocalizando (15h30-16h45) que, infelizmente, continuará na grade.
Logo após o programa de fofocas, entra no ar um outro desejo de consumo da Sra. Beyruti: os doramas (16h45-17h45). Sim. Ela mesma admitiu inúmeras vezes ter corrido atrás de novelas turcas e doramas em detrimento da parceria de mais de 40 anos com a Televisa e, a princípio, seu sonho será materializado com a estreia de Meu Amor das Estrelas, dorama cujo protagonista, Kim Soo-hyun, está sendo acusado de ter, imaginem, namorado com a atriz Kim Sae-ron durante a adolescência… aliás, desde que ela estava cursando o Fundamental! Ê, SBT… que baita escolha!
E antes que me perguntem: não, não tenho nada contra doramas, pelo contrário. São romances inocentes, diferentes, por exemplo, de Força de Mulher, a turca da Record. Para o SBT, acredito que seriam uma alternativa viável para substituir as infantis. A própria Globo se rendeu e escalou Walcyr Carrasco pra escrever a primeira novela com esquema de dorama pra encaixar entre o Vale a Pena Ver de Novo e a novela das 6!
Após Meu Amor das Estrelas, finalmente a Sra. Beyruti deu o braço a torcer e escalou uma novela mexicana pra tentar salvar o horário comprometido pelo já extinto Tá Na Hora, cuja figura máxima, José Luiz Datena, se incomodou supostamente com a vinda de Bacci ao SBT e se bandeou pra RedeTV intermediado pelo agora senador Jorge Kajuru! Que viagem é essa, véi?! Enfim, a trama a entrar no horário será Eternamente Apaixonados (17h45-18h30), novela muito pedida pelos fanáticos do Twitter.
Como é de conhecimento público, o espaço cedido às afiliadas no fim de tarde é a faixa das 18h30. Esta faixa, em São Paulo, será ocupada pelo retorno nada solicitado do Aqui Agora, que será comandado não por Christina Rocha ou Ivo Morganti (que eu não sei se ainda está vivo), mas por Felipe Macedo, guri que trabalhava na Rede Massa em Londrina sob a alcunha de Macedão da Chinelada (vá-se lá saber o porquê). Ele admitiu no Tribuna da Massa local que está sob um misto de emoções e sensações: “Eu tô feliz e puto. (…) Eu tô com vontade de fazer cocô e sair correndo pelado (…)”. Cuidado, Macedão! O último que fez isso no SBT foi parar no olho da rua, cuidado!
O SBT Brasil de César Filho continua às 19h45, e em breve, na faixa das 20h45, no lugar da Caverna, outra novela mexicana: As Filhas da Senhora Garcia, que acabou há três meses no México. Bem, finalmente uma novela decente na faixa certa. Com a retirada de Chaves e Chapolin do horário nobre, o restante da grade diária será adiantado: o Ratinho entra às 21h45 e após, às 22h45, a Faixa Especial do SBT entrará no ar, com a triste extinção do Cine Espetacular, a estreia de No Alvo (que só Deus sabe o que isto venha a ser) e o retorno do SBT Repórter nos dias que não houver jogos da Copa Sul-Americana.
A nova temporada do icônico programa investigativo será comandada por César Filho e, numa tentativa descarada da Sra. Beyruti de adular a irmã insatisfeita, Silvia Abravanel. Justo a Silvia que foi a que mais desceu a lenha na irmã no programa do Flávio Ricco, no canal do Léo Dias. Vai ver a Sra. Beyruti viu e pensou: “Então, se ela pensa assim, melhor jogá-la no olho do furacão”.
Com o novo desenho de grade, o The Noite passará a ser exibido fixamente à 00h30, seguido do Operação Mesquita e do SBT PodNight. E aos sábados, outro retorno (mas vá gostar de retorno assim lá na Anhanguera): o SBT Notícias, em duas edições (11h e 18h15).
Conclusão: o pessoal tem razão. O SBT sobrevive de velharia. Se não tiver um programa antigo que seja na grade da emissora, a audiência não corresponde. E acho que este movimento todo de grade tem a única função de tentar trazer o telespectador que era fiel, mas se afastou por causa dessa movimentação em torno dos programas policiais.
Aguardemos os próximos capítulos.