O SBT FALIU [35° capítulo]: "Mexe, mexe, mexe o Sistema..."

Depois de inúmeros pedidos (do meu cérebro, evidentemente), está de volta a sua novela-reality...

Pois bem: depois de tantos anos com Silvio Santos mandando e desmandando na programação, havia uma espécie de marasmo, com intervençõezinhas aqui e ali. Até que, um dia... o Sistema resolveu se mexer. E se preparem pra ler muito nesse capítulo a palavra "novidade". Mas se vocês pensam que a nova rainha-mor da Anhanguera, a saber, Daniela Beyruti, conseguiu acertar 100%, enganam-se. O que foi alardeado num evento privado, feito no Circo do Tirullipa, para o mercado e para jornalistas convidados, me parece euforia demais para resultado de menos.

Vamos lá: no meio de semana (segunda a sexta-feira), a revista das manhãs, que, a princípio, poderá ocupar o espaço da versão light do Primeiro Impacto, será apresentada por Regina Volpato e Michelle Barros, tal como o previsto. Com nenhum homem dividindo com elas a apresentação, periga ser mais uma revista feminina do que uma revista eletrônica. E disputar audiência com o Mais Você e com o Hoje Em Dia se provou que não dá muito certo. Até o Bom Dia & Cia. já foi extinto por causa disso, lembram-se? E outra: a apresentação de Darlisson Dutra e Felipe Malta não compromete em nada o andamento do programa. Diferente da condução do Marcão que nunca foi do povo, visto que seu sensacionalismo ainda é um resquício do que o cagão do Dudu Camargo fazia na casa.

A volta ao televisor de Christina Rocha é que me surpreendeu. Prometeram um programa diferente do Casos de Família, que a fez ser descoberta por um público mais jovem e mais antenado com o "progresso" virtual. Agora, onde vão colocá-lo é uma incógnita. Muitos dizem que vão tirar espaço das novelas mexicanas, única atração que tem dado mais que 5 pontos na grade até agora, pra encaixar a Christina. E, pelo que me parece, para a alegria de Murilo Fraga, que jamais simpatizou com as tramas latinas, essa hipótese pode ser confirmada a qualquer momento, vide que a bosta do Fofocalizando ainda está no ar. Faturamento não é desculpa: se a audiência não corresponde, vão ficar lucrando com o que não dá certo até quando?

E, pra arrematar essa parte, duas novidades: uma, que não é novidade pra ninguém, é a estreia de The Chosen - O Escolhido, numa clara falta de percepção. As novelas bíblicas na Record não tem tido a mesma repercussão que outrora tiveram. É sempre bom lembrar que a novela Apocalipse afundou a audiência da emissora da Barra Funda nas até agora duas vezes em que foi exibida. E outra: o coringa deles já não é mais o Chris, e sim Os Dez Mandamentos, que... pasmem, sempre dá certo! Mas, no SBT, que não tem lá muita tradição em exibir minisséries de sucesso (tanto que a única que deu certo foi Pássaros Feridos, e olhe lá), arrisca minguar os pontos que ainda restam, vide que Ratinho é quem abrirá espaço pra dar lugar à série.

A outra novidade é que piorou tudo: mais uma novela infantil, comprovando que a falta de imaginação da Sra. Íris Abravanel na escolha de um título pesa muito contra a audiência. Agora, inventaram que vão adaptar o livro "O Jardim Secreto" para a televisão. É sério? Acham que continuar no nicho que já desgastou vai trazer a audiência de volta? Ah, pelo amor de Deus! Eu já disse e repito: essa novelinha não vai passar dos 2 pontos. E nem assim eles vão acordar pra vida. A novidade que mais me agradou e que me parece muito mais promissora é o novo programa de Benjamin Back em seu retorno triunfal à Anhanguera. Só que o programa dele tem mais a cara de um sábado à noite (ainda neste capítulo, explico o porquê). Mas, não... vai ele ocupar o horário da Tela de Sucessos. Esqueceram que o reality do Tiago Abravanel não deu certo nesse horário.

"Mas, eles não tinham contratado uns influencers aí?" Bom, eles foram escanteados pro sábado. Primeiro, Luccas Neto, irmão de um certo sujeito aí que se acha o rei da internet mas que, se não tivesse dinheiro, não teria a (péssima) influência que tem. O programa da foca que fugiu das piscinas de Miami será "infantilóide". Segundo Chico Barney, que acredito que tenha previsto também o título do Botafogo que não veio, "o humor de Luccas Neto é pueril igual ao do Chaves". Ora, faça-me o favor, né?! Chaves não pode ser comparado com lavagem cerebral em hipótese alguma.

Aí, saímos de um Luccas para outro Lucas, igualmente um mala: Lucas Guimarães, marido de outra (péssima) influência que a internet pariu, Carlinhos Maia. A atração dele tem mais a cara do domingo que a da Eliana, que roda, roda, roda e não sai do lugar há anos. Mas ele não tem carisma, não me traspassa simpatia... enfim, um bife no ponto de cru. Diferentemente de Tirullipa, que tem mais traquejo com as câmeras, pois aprendeu a transitar entre a TV e a internet de maneira bem simples. Seu Circo não apenas recebeu o evento em questão, como também fará parte da grade do sábado (acredito que vá dividir as manhãs com a foca). E aí você me pergunta: "Vão demitir o Raul Gil?" Bem que eu queria, mas não. O programa dele, que anda em círculos assim como o de Eliana, terá três horas de duração novamente, começando às 17h e terminando às 20h.

E na faixa das 22h30, a chegada de Virgínia Fonseca, que pode ter muitas "profissões", mas pra mim segue sendo apenas a esposa de Zé Felipe, pois um sem o outro não segura a fama que tem. Aliás, só falta ele pra completar o time do programa da moça, que vai trazer todo seu entorno pra fazer parte da equipe. Ela até agradou indo pro Teleton, mas ainda não me parece confiante por estar entrando em um ramo totalmente diferente da internet. E, como se isso não bastasse, voltando pro meio da semana, Daniela teria fechado acordos com podcasts de renome para tapar o buraco das madrugadas. O que é uma baita novidade, considerando que muitos estão cansados de ver filmes, séries, "televangelismo" ou a merda do Vai Que Cola que ninguém aguenta mais. A única novidade que destoa de todas essas, e que acredito que dure mais que as outras, é a chegada do SBT Agro, um programa sobre agropecuária, que é mais do que bem-vindo e necessário, que pode ser transmitido de segunda à sexta-feira, às 06h.

Ah, a Daniela ainda chamou os novos reforços de "família". Olha, esse negócio de família numa corporação é uma balela dos infernos. Sei disso porque trabalho numa corporação, e na rádio interna, aproveitando-se do período de fim de ano, há um locutor que chama os colegas de "família", o que é mentira. Se fosse uma família de verdade, o pai não deixaria um agregado bagunçar tudo o que já está organizado. E sim, SBT, é de você que estou falando. Acho que o Silvio não gostou nada dessas novas ideias, mesmo ele tendo dado carta branca pra Daniela.

E nisso fica a pergunta do milhão: quanto vocês acham que todas essas novidades vão dar de audiência, que é o que realmente importa aqui? Aguardemos os próximos capítulos.

Postagens mais visitadas deste blog

Faustão não fica mais na Band

O patamar atual da TV aberta brasileira

O SBT FALIU [30º capítulo]: "Sinal de Morte"