Vem pra fora, Tiago Leifert!

2021 não ia ser diferente? Pois é, tá sendo! Tanto que tão sucateando a grade da Globo


A pandemia como a conhecemos ano passado acabou. Há alguns lugares que os habitantes ainda tem que se lançar ao lockdown e à quarentena obrigatória. Essas duas palavras definitivamente foram riscadas dos dicionários brasileiros. 2021 está de fato sendo diferente. Faustão indo pra Band (escorraçado da Globo), Record finalmente escancarando sua verdadeira face de lobos em pele de cordeiro e, como se isso não bastasse, Tiago Leifert retomou uma conversa que já teve com a cúpula e anunciou que este será seu último ano à frente do The Voice BR.

Ricardo Waddington, como gerente de entretenimento da Globo (traduzindo, chefão do setor), não tem se mostrado um bom administrador. E obviamente não tem sido estrategista. Quando da demissão forçada de Faustão, alegando que não queria vê-lo fazendo de seu último ano de Domingão uma espécie de "esquenta" pra sua estreia na Band ano que vem, não tinha uma estratégia pronta. O demissionário Leifert quebrou a banca, ao fazer de sua substituição e, consequentemente, de sua promoção à titular de mais um reality, agora transformado em programa-solo, um grande sucesso.

Luciano Huck, com inveja, tamanho o êxito da empreitada de Leifert, se juntou ao coro que os anunciantes faziam, sentindo-se lesados pela demissão inesperada de Fausto Silva. E a grade da Globo, sob os cuidados de Amauri Soares, que já foi homem de confiança do Boni, tinha que arrumar substitutos à altura, com o maravilhoso fim do Se Joga e a transferência imediata de Huck para os domingos globais. Assim que acabou a Super Dança dos Famosos, Leifert saiu de férias, e se prepara para comandar seu último ano de The Voice. Promete choradeira.

Agora, choradeira mesmo foi o que se viu no domingo de estreia do Domingão que não vai ser do Huck, e sim com ele. Um remendo do assistencialismo barato que já era visto com frequência no Caldeirão, agora repaginado e sob os cuidados de Marcos Mion, com o Show dos Famosos. A esperança de Huck e da cúpula, colocada no Brasil x Argentina que não houve, foi por água abaixo. O "caldeirão dominical" começou com 15 pontos, em viés de baixa para as próximas edições.

Pensando nisso, o que se espera da grade sem Leifert? Para o BBB, Waddington e Amauri esperam que Tadeu Schmidt seja o próximo apresentador. O Tadeu?! Não tava pensando em falar palavrão, mas... puta que pariu, Waddington! Você tendo a Ana Clara na sua frente, uma menina-mulher que tem o DNA do reality, não apenas por ter participado do BBB 18 mas também por fazer parte dele, e vai rebocar o Tadeu do Fantástico?! Ficou maluco?!

E já tô dando a ideia de promover a Ana Clara no BBB porque o Mion não pode ser como o Leifert, ou seja, só apresentando realities. Quase que fizeram isso com ele na Record! Ou seja, o lugar de Mion é aos sábados. Tirá-lo agora da zona de conforto pra jogá-lo em qualquer canto do Multishow é pedir pra levar ferro.

E quanto ao The Voice ano que vem? Como o reality musical perdeu carisma e desgastou há muito tempo, a pessoa mais indicada pra apresentá-lo é Fernanda Gentil, justamente pelas mesmas características. Sua saída do Esporte foi consequência das péssimas decisões tomadas por Mariano Boni de Mathis (que nada tem a ver com o Boni pai do Boninho). Sua estada no Entretenimento ainda carece da mesma ousadia que teve quando ficou à frente de atrações esportivas. E pior: já tão copiando o Passa Ou Repassa na cara dura pra colocar ela no ar. Puta que pariu, Waddington!

O Waddington qualquer dia desses vai acabar fazendo o Boninho se demitir. Espero do Boninho, portanto, o mesmo posicionamento que teve o célebre jornalista gaúcho Paulo Martins, que era diretor da Rádio Colmeia de Cascavel em 21 de julho de 1985, quando a rádio prometia transmitir Cascavel EC x Colorado, pela abertura do 1º turno do Campeonato Paranaense daquele ano. Este relato foi feito originalmente pelo também célebre jornalista Carlos Bindé Araújo, no livro Futebol em Cascavel: Um fracasso bem-sucedido (um de meus livros favoritos, inclusive).

A rádio não conseguia conexão direta com o Estádio Olímpico, onde tava acontecendo o jogo, até os 37 minutos do 2º tempo. Aí o Paulo Martins soltou os cachorros e disse, entre outras coisas, que "(...) a Rádio Colmeia já foi uma boa emissora; já teve uma direção artística de nível; já foi líder de audiência; já foi uma emissora com eficiente respaldo técnico e profissional. Mas naquela noite, não passava de uma cópia grotesca de uma emissora de rádio (...)".

Não mal comparando, a Colmeia de 1985 é a Rede Globo de hoje. Trocando em miúdos: a Globo já foi uma boa emissora, já teve uma direção artística de nível, já foi líder de audiência, já foi uma emissora com eficiente respaldo técnico e profissional. Mas hoje, não passa de uma cópia grotesca de uma emissora de televisãoAfinal, falta de estratégia e despreparo de cúpula eu sempre esperei da Band, da Record, do SBT, da RedeTV... mas da Globo, jamais.

Comentários

  1. Ricardo Waddington, que dirigiu diversos programas e principalmente novelas na Globo como as do Manoel Carlos (o autor das Helenas e dos Leblons), já está começando a superar figuras como Marluce Dias e Carlos Henrique Schroeder no quesito pior administrador da Globo! Marluce ocupou o lugar do Boni e dirigiu a Globo de 1998 à 2002 e foi a responsável pela volta do Jô Soares após 11 anos no SBT (de 1988 à 1999) e pelas contratações de Ana Maria Braga (vinda da Record), Serginho Groisman (vindo do SBT) e Luciano Huck (vindo da Band) e na época dela, principalmente de 1998 à 2001 era comum SBT e Record pintarem e bordarem com a Globo na audiência, Gugu ganhar do Faustão em muitos domingos e o Ratinho na Record e nos primeiros anos no SBT ganhar da Globo após a novela pós-JN e fazendo chacota da emissora carioca ao vivo, um programa de baixo nível pro povão e pra Anti-Globo ver! Já o antecessor Schroeder que administrou a Globo de 2013 à 2020 acabou dando de bandeja a Xuxa pra Record em 2015, mas a Rainha não deu muito certo na emissora da IURD e por lá ficou até o ano passado (2020)! Octávio Florisbal, que administrou a Globo de 2007 à 2012 não foi tão ruim mas pegou uma época em que a Record estava mais agressiva e megalomaniaca em querer ultrapassar a Globo à todo o custo! Realmente ninguém supera a dupla Boni e Walther, um foi o chefão da Globo por 30 anos de 1967 à 1997 e atualmente dirige a afiliada global TV Vanguarda no Vale do Paraíba (regiões de São José dos Campos e Taubaté), o outro foi diretor da Globo em parceria com o Boni por 10 anos de 1967 à 1977 e juntos criaram o consagrado e conceituado Padrão Globo de Qualidade! Clark faleceu em 1997! Atualmente a Globo só continua sendo líder isolada de audiência por dois motivos, primeira por ser a única emissora que continua fazendo Televisão com T maiúsculo e segunda mas principalmente, pela péssima concorrência que tem! A atual programação da Globo não chega a ser a oitava maravilha do mundo, mas as das concorrentes Record, SBT, Band e Rede TV são péssimas! Pra ser sincero, não senti muito a saída do Tiago Leifert como eu senti a do Faustão recentemente e a da Xuxa em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Denis, concordo com você, sem tirar nem pôr. Até recomendo você ver o artigo que fiz sobre os cinco motivos cruciais que podem adiantar a falência da Globo pro ano que vem: https://tverounaotver.blogspot.com/2021/10/globovaifalir.html

      Excluir
    2. Eu já li Gian! Mas conforme todas as fontes de informação, mesmo com as crises que vem atravessando e a saída de grandes estrelas como o Faustão (recém-estreado na Band) e das ameaças da não renovação da concessão feitas pelo genocida vagabundo, Globo está mais para sobreviver do que para sair do ar! Mesmo que o Genocida vagabundo não renove a concessão da Globo que expira no dia 5 de outubro, a câmara dos deputados e o Senado estão favoráveis a Globo! A atual Constituição Federal é de 1988 e ao contrário da época da ditadura militar (1964-1985) que cassou sem dó nem piedade as concessões das extintas e gloriosas TV Tupi em 1980 e TV Excelsior em 1970 que era forte opositora da ditadura militar como a Globo tá sendo atualmente do Governo genocida, a Globo está muito bem avaliada financeiramente conforme a revista Isto É! O portal Terra é o único que está destacando a renovação ou não dá Globo (mas tudo indica que a Globo sobreviverá) também diz que cassação de concessão da Globo é quase nula! A Vênus Platinada ainda vai ter muita mas muita história pra contar! Sinceramente eu não quero que a Globo feche se isso acontecesse perderia a graça falar sobre Televisão, já que ultimamente a TV brasileira está cada vez mais pobre em qualidade e conteúdo! Falência ou cassação de concessão de emissoras de TV eu não desejo nem pras emissoras que particularmente odeio como Record e Rede TV! SBT é melhor ser vendido do que falir! Televisão é empresa e a falência de uma emissora é a perda de emprego de muita gente! Sobre as falências da TV Tupi em 1980 e da TV Excelsior em 1970 impiedosamente cassadas pela ditadura militar, no caso da Manchete em 1999 foi uma transição entre ela e a Rede TV! Se o bolsominion do "Veio da Havan" quisesse ser empresário de TV, comprar a CNT é melhor do que tentar ressuscitar a Manchete! Falência ou cassação de concessão da Globo está mais pra utopia do que pra realidade para a tristeza de petistas, bolsonaristas e a bispaiada da Record e da IURD e de gente que diz que odeia a Globo mas vive assistindo Jornal Nacional, Fantástico, novelas, BBB, etc.

      Excluir
    3. Pensando por esse lado, Denis, você tem total razão.

      Excluir

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia