O triste fim dos fins de semana da televisão brasileira

Eu e mais duas pessoas em pé dentro de um ônibus. Uma destas pessoas, uma mulher que queria puxar assunto conosco, do nada, nos pergunta:
- Ei, gente, vocês sabiam que assiste TV no fim de semana aquele que não gosta de outra coisa senão ver TV?
E, nesta hora, eu respondo:
- Pois é, cara senhora, eu não sabia.

Esta pergunta ficara cravada em minha massa cinzenta. E neste fim de semana (vide, dias 13 e 14), fiz o teste: não há mesmo nada de interessante que ver na TV.

REDE GLOBO
PONTOS NEGATIVOS
A Globo insiste, há oito anos, numa programação baseada no casal Huck-Angélica. E não deu fim até agora na Zorra, que perdeu o brilho dos primeiros anos. E, pra piorar, não aposentou nem Serginho nem Faustão, que continuam se dizendo grandes atrações mesmo envelhecendo na base do efeito acordeon. Continua, também, se utilizando da figura populesca de Regina Casé para tentar atacar o poderio de bomba da Record, que tem praticamente o mesmo efeito.
PONTOS POSITIVOS
Porém, por outro lado, o "Fantástico" renova-se, apesar de sucessivas trocas de apresentadoras, mantém o bem-humorado estilo do irmão do "Mão Santa" Oscar. As conservadas sessões de filmes, tanto o "Domingo Maior" quanto o "Supercine", apesar de serem exibidas muito tarde, atraem um bom público, dependendo do filme.
SUGESTÕES
- Extinguir o "Esquenta", a "Zorra Total" e o "Altas Horas", que terminaram de destruir o Padrão Globo da qualidade criado em 1970;
- Repor o "Supercine" logo após a novela das 21h;
- Repor totalmente a grade de domingo, que ficou mal estabilizada, da seguinte maneira:
09h - Programação local
11h - Esporte Espetacular
13h - Temperatura Máxima
14h - Domingão do Faustão
18h - Futebol
20h - Fantástico
22h - Domingo Maior
00h - Programação local (O restante da madrugada fica por conta da diretoria)

REDE RECORD
PONTOS NEGATIVOS
No início da administração IURDiana, a Rede Record tinha um bom fim de semana, comparado aos domingos da Rede Globo antes de Faustão. Porém, há tempos que a programação do fim de semana da emissora contraria as doutrinas da igreja que a assumiu em 1990. Programas como "Domingo Show" e "A Fazenda" não estão de acordo com os ensinamentos dos pastores. Mesmo assim, há erros que a IURD não tem culpa, visto que a maior besteira dos últimos três anos foi ter trocado o dia de exibição dos programas de um homem que tem faro fino para comerciais.
PONTOS POSITIVOS
Porém, há que comemorar. O "Domingo Espetacular", apesar de ter uma pitada de sensacionalismo, foi um grande acerto quando de sua criação. Outro grande acerto foi estrear o "Esporte Fantástico" que, mesmo sendo tachado de "cópia da Globo", contribuiu pra aumentar a credibilidade do jornalismo esportivo. Este ramo, apesar de tudo, continua em decadência na emissora.
SUGESTÕES
- Extinguir a edição de sábado do "Cidade Alerta" que só tem a perder se continuar;
- Trazer o programa de Rodrigo Faro para os sábados, no horário da tarde e antes do Jornal da Record;
- Inverter os horários do "Domingo Espetacular" com os da "Tela Máxima";
- Diminuir a duração da edição de sábado do "Fala Brasil" para não mais que 45 minutos, e dispôr a grade desta forma:
07h - Fala Brasil
07h45 - Esporte Fantástico
09h - Programação local
12h - Cine Aventura
14h - Hora do Faro
19h - Jornal da Record
20h - Legendários
23h - Cine Maior
01h - IURD

REDE BANDEIRANTES
PONTOS NEGATIVOS
O sábado da Band já não é mais aquele, onde disponibilizou uma fama boa a Gilberto Barros, hoje na RedeTV, uma emissora jogada no ostracismo. Pra piorar, a Band extinguiu há 11 anos a atração que já a deixou por muitas vezes na liderança, o Show do Esporte, capitaneado pelo saudoso Luciano do Valle. Resgatá-lo seria uma boa ideia, apesar da morte anunciada de Luciano. Afinal de contas, "SNS", "Brasil Urgente" e demais atrações que atualmente se encontram no sábado deveriam ser extintas, mas vide: a Band é uma organização atualmente pertencente a Diego Guebel, da Cuatro Cabezas. O "Show da Fé" em horário nobre também incomoda muita gente, como um elefante.
PONTOS POSITIVOS
Mesmo não tendo muita gente que goste, o "Pânico Na Band" foi um grande acerto, mas sem deixar de ser sensacionalista. Também há o "Top Cine", que vez por vez exibe episódios em forma de longas da série "Justiça Implacável" do sempre presente Steven Seagal.
SUGESTÕES
- Reorganizar e reestrear o "Show do Esporte", colocando Milton Neves para apresentá-lo;
- Extinguir as edições de sábado do "SNS", "Brasil Urgente" e "Show da Fé";
- Realocar o "Pânico Na Band" para logo após o "Jornal da Band" e transformar o mesmo em um programa como foi o "Perdidos Na Noite";
- Dispor as grades de sábado e domingo da seguinte maneira:
Sábado
07h - Programação local
13h - Band Esporte Clube (ou Show do Esporte)
19h30 - Jornal local
20h - Jornal da Band
21h - Pânico Na Band
00h - Programação normal
Domingo
07h - Programação local
10h - Show do Esporte
22h - Top Cine
00h - Canal Livre

SBT
PONTOS NEGATIVOS
É um erro insistir em "Cozinha Sob Pressão", "Patrulha Salvadora" e "Esquadrão da Moda" aos sábados, quando na verdade o povo está querendo rir. O pior de tudo é que, após a faixa das 22h, insistem em telebarracos. Não sei porque.
PONTOS POSITIVOS
A grade dos domingos, intacta há cinco anos, é uma boa, apesar de haver uma súplica para algumas mudanças. O "Festival Sertanejo" também se revelou um grande acerto.
SUGESTÕES
- Reformular completamente a grade do sábado, a partir do término do "Programa Raul Gil", desta forma:
18h - Chaves
18h45 - SBT Brasil
19h30 - Reality
21h00 - A Praça é Nossa
22h30 - Cine Belas-Artes

Só espero que as emissoras reconsiderem os pontos negativos, mantenham os positivos e aceitem nossas sugestões. Sem mais, obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO: O padrão RedeTV de qualidade

O patamar atual da TV aberta brasileira

Canal 21 exorciza a IURD; Globo mantém reprises às duas e meia